Felipe Niemeyer   |   27/08/2010 13:12

RJ deve ganhar parque fragmentado de conservação

RJ deve ganhar 1º parque fragmentado de conservação

Primeiro parque fragmentado do Estado do Rio de Janeiro e a primeira unidade de conservação de proteção integral estadual na Região dos Lagos, o Parque Estadual da Costa do Sol será também o primeiro a ser administrado em regime de co-gestão. A proposta de criação do parque, em consulta pública em Cabo Frio, prevê a proteção de ecossistemas dos municípios de Saquarema, Araruama, Arraial do Cabo, São Pedro da Aldeia, Iguaba Grande e Cabo Frio.

A adoção deste modelo inovador vai permitir a inclusão de 27 áreas de preservação permanente (APPs) e de áreas de proteção ambiental (APAs) dentro dos limites do parque, incluindo regiões de grande interesse turístico. Estima-se que 700 mil turistas, por ano, visitem os centros de visitação do parque para apreciar a vegetação de Mata Atlântica, restinga, dunas, banhados, manguezais, escarpas, costões rochosos, praias, ilhas e pequenas lagunas.

O presidente do Instituto Estadual do Ambiente (Inea), Luiz Firmino Martins Pereira, explicou que o objetivo do parque é proporcionar proteção mais eficaz aos ecossistemas locais, evitando os impactos do desenvolvimento econômico. O próximo passo após a consulta pública é a elaboração do memorial descritivo com a proposta final de limites do parque, que deverá ter cerca de 5,5 mil hectares. A criação definitiva do parque acontece por meio de decreto estadual. O regime de co-gestão poderá, então, ser formalizado em convênios com as prefeituras.

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados