Da Redação   |   29/12/2009 15:54

Pará ganha três novas estâncias turísticas

O Diário Oficial do Estado publicou nesta terça-feira (29) as sanções das leis que tornam os municípios d e Juruti, Igarapé-Açu e Vitória do Xingu estâncias turísticas do Pará.

O Diário Oficial do Estado do Pará publicou nesta terça-feira (29) as sanções das leis que tornam os municípios d e Juruti, Igarapé-Açu e Vitória do Xingu estâncias turísticas. Aprovando as leis, a governadora Ana Júlia Carepa define como o Estado deve investir no desenvolvimento dessas cidades, podendo definir projetos a partir de sua vocação natural.

De acordo com a gerente de infraestrutura turística da Companhia Paraense de Turismo (Paratur), Thais Medeiros, a lei estadual 5.770, de 1993, cria três estâncias de classificação dos municípios paraenses: hidromineral, climática e turística. Depois de uma avaliação técnica, o município é classificado e o Estado pode investir, através de seu planejamento e a partir da classificação, no seu desenvolvimento em parceria com a prefeitura.

O município Juruti possui uma população estimada de 38 mil habitantes e está situado à margem direita do rio Amazonas, numa área de 8.342 quilômetros quadrados, a 848 quilômetros de distância da capital, Belém. Para chegar a Juruti partindo-se de Santarém, são necessárias 12 horas de viagem por via fluvial ou ainda 30 minutos por via aérea e quatro horas de ônibus. De Belém, são quatros dias de navio e uma hora de avião.

Entre suas belezas naturais estão os lagos Jará e Preto, além das praias de Juruti Velho. O famoso Festival das Tribos, que acontece no mês de setembro, integra o patrimônio cultural da cidade, que também está entre suas atrações turísticas.

Igarapé-Açu corresponde à denominação do subafluente do rio Marapanim, que banha o distrito-sede do município e que, em língua Nheegatu, significa "grande caminho das canoas". Grande parte de suas atrações turísticas está nas belezas naturais de suas praias e igarapés. Mas também é forte a tradição das festas religiosas, cujo calendário se inicia em janeiro com a Festa de São Sebastião, o santo padroeiro do município.

Há apresentações de Bois-Bumbás e Carimbó. O artesanato local é de caráter utilitário, havendo alguma produção de móveis e peças de crochê. A igreja e a praça de São Sebastião são partes do patrimônio histórico da cidade, que tem pouco mais de 35 mil habitantes.

Vitória do Xingu tem população estimada em mais de dez mil habitantes. Fica localizada a sudoeste da capital, Belém. Banhada pelo rio Xingu, possui várias praias fluviais e é bom para a pesca. De setembro a novembro, o ocorre o VIT - Sol, um festival de verão que reúne cerca de dez mil pessoas de todo o Brasil para celebrar, com música e desfiles de verão, as praias mais bonitas do rio Xingu.

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados