Artur Luiz Andrade   |   23/11/2009 08:34

EUA recebem 35% mais brasileiros em agosto

O número de visitantes internacionais nos oito primeiros meses do ano nos Estados Unidos caiu 9% em relação ao mesmo período de 2008. Em agosto a queda foi de 4%. Em divisas deixadas no país, a situação é ainda pior: 21% de diminuição em agosto e 17% no ano, totalizando US$ 79,5 bilhões.

O número de visitantes internacionais nos oito primeiros meses do ano nos Estados Unidos caiu 9% em relação ao mesmo período de 2008. Em agosto a queda foi de 4%. Em divisas deixadas no país, a situação é ainda pior: 21% de diminuição em agosto e 17% no ano, totalizando US$ 79,5 bilhões. O Brasil continua com resultados positivos no envio de turistas para os Estados Unidos: crescimento de 9% no acumulado do ano (até agosto) e incremento de incríveis 35% no oitavo mês de 2009 (72 mil turistas em apenas um mês, que nem é alta temporada). O Brasil responde por 32% dos visitantes da América do Sul.

Para comparação, o crescimento da Argentina em agosto foi de apenas 1% e o da Venezuela de 3%. Os colombianos caíram 7%. A América do Sul, graças aos números de Brasil, Argentina e Venezuela, cresceu 4% no envio de turistas aos Estados Unidos de janeiro a agosto.

Contando apenas os números de agosto, os canadenses caíram 6%, com queda de 8% no ano (12,4 milhões). Os mexicanos cresceram 23% em agosto, mas ainda perderam 6% no ano.

Dos 20 maiores emissores de turistas para os EUA, 11 apresentaram declínio e apenas México, China, Brasil e as Bahamas apresentaram crescimento de dois digitos. A queda dos 27 países da União Europeia foi de 11% em agosto e no acumulado do ano. O maior mercado, o Reino Unido, tem queda de 16% nos oito primeiros meses do ano.

Os números foram divulgados pelo setor de Turismo do Departamento de Comércio dos EUA.

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados