Da Redação   |   15/06/2009 19:01

Oca (SP) recebe exposição Mulheres do Planeta

Até 11 de julho, os moradores e turistas de São Paulo poderão conferir na Oca, no Parque Ibirapuera, a exposição “Mulheres do Planeta”, do artista marroquino radicado na França, Titouan Lamazou.

Até 11 de julho, os moradores e turistas de São Paulo poderão conferir na Oca, no Parque Ibirapuera, a exposição Mulheres do Planeta, do artista marroquino radicado na França, Titouan Lamazou (foto). O artista retrata mulheres de diversos lugares do mundo em situações diversas. São ao todo duas mil pinturas, filmes, aquarelas, fotos e textos. Lamazou passou cinco anos viajando pelo mundo atrás de modelos, a grande maioria anônima.

A ideia surgiu quando o artista, em uma viagem ao Chifre da África, em 2002, deparou-se com o primitivo ritual de mutilação da sexualidade feminina. Desde então, começou a jornada para retratar a mulher contemporânea, o que incluiu viagens por inúmeros países, pesquisando histórias e traçando retratos.

Seu trabalho em defesa dos direitos femininos tem o apoio da Unesco, que concedeu a Lamazou o título de Artista pela Paz, em 2003. Criou há um ano a ONG internacional Lysistrata (em homenagem à personagem de Aristófanes, que comanda uma greve de sexo como estratégia para terminar a Guerra do Peloponeso). O objetivo é oferecer capacitação para mulheres do Congo, França e também do Brasil.

SERVIÇO

Mulheres do Planeta
Data: até 11 de julho
Local: Oca – Pavilhão Lucas Nogueira Garcez - Parque Ibirapuera
Endereço: Av. Pedro Álvares Cabral, s/n, Portão 3 – São Paulo
Horário: das 10 às 20 horas, terça a domingo
Entrada: R$ 5,50 (domingo e feriados) e R$ 11 (terça a sábado)
Informações: (11) 5083-0519

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.