Biaphra Galeno   |   19/03/2012 19:32

Abremar posiciona-se frente ao ranking da Anvisa

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) divulgou hoje (segunda-feira, dia 19) um ranking feito por meio de uma análise em relação às condições de higiene em 18 navios que estão na costa brasileira na temporada 2011/2012.

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) divulgou hoje um ranking feito por meio de uma análise em relação às condições de higiene em 18 navios que estão na costa brasileira na temporada 2011/2012. Veja abaixo o comunicado oficial da Associação Brasileira de Cruzeiros Marítimos (Abremar) com esclarecimentos sobre o diagnóstico da Anvisa:

“Em respeito aos turistas de navios e cumprindo o seu dever de informar com transparência, a Abremar, presta os seguintes esclarecimentos a respeito do ranking com classificação sanitária dos navios de Cruzeiros Marítimos (temporada 2011/2012), divulgado pela Anvisa nesta segunda-feira (dia 19).

A Abremar, bem como suas associadas armadoras de navios, é a maior interessada em proporcionar plenas condições de salubridade e segurança nos navios, fatores preponderantes para a inserção dos Cruzeiros Marítimos nos primeiros lugares do ranking turístico internacional. Por isso mesmo, desenvolvemos um trabalho conjunto com a Anvisa, atuando em parceria para a busca de melhores meios para satisfazer os usuários e auxiliando a Agência, com suporte e expertise, na produção de um Manual Geral para Cruzeiros Marítimos.

Enfatizamos que todos os Cruzeiros Marítimos que chegam ao País, desde a temporada de 2004, passando pelas temporadas acompanhadas pela Anvisa (2010/2011/2012), obedecem rígidas regras, controles e os mais elevados padrões de organismos internacionais, como o International Maritime Organization (IMO), com sede em Londres, e o Centers for Disease Control and Prevention (CDC), em Atlanta (Estados Unidos), que mantêm programas de controle médico e sanitário dirigidos a passageiros de navios.

Adicionalmente, as companhias armadoras cuidam de um amplo monitoramento das situações concernentes à saúde pública, ou seja, todos os navios são providos de sistemas complexos de tratamento de água, descarte e reciclagem de lixo, tratamento de efluentes, segurança ambiental, sistemas eficazes de controle alimentar e certificações que atestam sua alta qualidade.

A Abremar esclarece que a porcentagem de doentes na temporada passada (2010/2011) é de 0,09% do total de turistas transportados, de acordo com relatório divulgado pela Anvisa em setembro do ano passado.

Quanto ao Relatório de Inspeções em Cruzeiros Marítimos, divulgado pela Anvisa nesta segunda-feira, trata-se de uma avaliação parcial da temporada 2011/2012, sendo que, dos 18 navios avaliados, 17 são de associadas da Abremar. Desses, quatro apresentaram excelentes condições e foram englobados no padrão A da Agência; onze encontram-se na categoria B, ou seja, com condições sanitárias acima da média; dois foram classificados na categoria C, que abrange os navios em condições sanitárias satisfatórias (na média).

Vale ressaltar que o constante empenho das armadoras elevou, desde a primeira avaliação da Anvisa em setembro de 2011, o padrão de qualidade sanitária das embarcações. A maioria dos navios reavaliados em 2012 teve seu Índice de Conformidade aumentado e sua Pontuação de Risco diminuída.

A Abremar mais uma vez se coloca, juntamente a suas associadas, à disposição dos veículos de comunicação para prestar todos os esclarecimentos necessários e sanar quaisquer dúvidas.”

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados