Sem infraestrutura, portos sofrem com concorrência
A situação dos portos brasileiros preocupa o presidente da Abremar, Ricardo Amaral.
A situação dos portos brasileiros preocupa o presidente da Abremar, Ricardo Amaral. Presente ao Fórum PANROTAS – Tendências do Turismo, realizado no Fecomercio, na capital paulista, o dirigente voltou a mostrar insatisfação com a falta de gestão do setor - por parte do poder público, fato que, segundo ele, impede o crescimento do País na modalidade. Um dos principais problemas citados por Amaral, claro, é com relação à infraestrutura dos portos.
“Enfrentamos uma série de limitações que nos impedem de evoluir na região. Hoje temos 18 navios navegando na costa, parece muito, mas não é. Se não houver investimento, não veremos mais esse crescimento ao qual assistimos nos últimos anos”, criticou ele, alertando para o desenvolvimento de outros portos, como o de Dubai, nos Emirados Árabes Unidos, e o da Índia. “As empresas querem vir para o Brasil, mas, desse jeito, é inviável.”
Outro entrave do setor é a questão dos vistos. Amaral, que também é diretor da Royal Caribbean no Brasil, ressaltou que são gastos cerca de US$ 9 milhões apenas com a emissão de vistos para a tripulação, dinheiro que poderia ser revertido em obras para a melhoria do receptivo das cidades que recebem as embarcações.
“Enfrentamos uma série de limitações que nos impedem de evoluir na região. Hoje temos 18 navios navegando na costa, parece muito, mas não é. Se não houver investimento, não veremos mais esse crescimento ao qual assistimos nos últimos anos”, criticou ele, alertando para o desenvolvimento de outros portos, como o de Dubai, nos Emirados Árabes Unidos, e o da Índia. “As empresas querem vir para o Brasil, mas, desse jeito, é inviável.”
Outro entrave do setor é a questão dos vistos. Amaral, que também é diretor da Royal Caribbean no Brasil, ressaltou que são gastos cerca de US$ 9 milhões apenas com a emissão de vistos para a tripulação, dinheiro que poderia ser revertido em obras para a melhoria do receptivo das cidades que recebem as embarcações.