Felipe Niemeyer   |   25/11/2009 16:50

Navios podem não ajudar o Brasil na Copa e em 2016

O vice-presidente da Abremar, André Pousada, falou aos participantes do CBratur sobre dois assuntos em evidência no Brasil: Copa do Mundo de futebol 2014 e Jogos Olímpicos de 2016

BRASÍLIA – O vice-presidente executivo da Abremar, André Pousada (foto), falou aos participantes do CBratur sobre dois assuntos em evidência no Brasil: Copa do Mundo de futebol 2014 e Jogos Olímpicos de 2016. Muito se fala sobre a possibilidade das companhias marítimas atracarem na costa brasileira durante os torneios para auxiliarem a hotelaria no quesito hospedagem, porém, na visão de Pousada, essa possibilidade deve ser bastante estudada.

Os grandes entraves de uma negociação como esta, segundo o dirigente, são a alta temporada europeia e a infraestrutura aeroportuária/portuária brasileira. Para suprir a carência de hotéis, as armadoras precisam de algumas garantias.

“A regulamentação que rege o setor no País é impeditiva para os armadores. Dessa forma, não há interesse das companhias em mandar navios para o Brasil no período de junho/julho (período da Copa do Mundo, por exemplo)”, considerou ele, que emendou: “qual é a contrapartida que as empresas terão para que seja interessante chegar ao Brasil na temporada europeia?”

Pousada adiantou que a iniciativa privada e os órgãos competentes se reunirão para definir a necessidade de embarcações que precisam ser disponibilizadas e qual a condição delas no Brasil.

Adiantando alguns pontos, o vice-presidente executivo da Abremar sugeriu o que pode melhorar no País para que essa questão seja resolvida. “Melhoria da infraestrutura portuária, tanto para atracação de navios quanto para recepção dos passageiros; taxas impostas ao setor (que não diferencia navios cargueiros de embarcações com passageiros); e flexibilização dos vistos para tripulação e passageiros”, concluiu ele.

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados