Marcos Martins   |   11/01/2018 15:02

Visto eletrônico pode atrair 20 mil novos turistas japoneses

Ministro do Turismo se reuniu com embaixador do Japão no Brasil

Jhonatan Soares
Ministro do Turismo, Marx Beltrão
Ministro do Turismo, Marx Beltrão
Começou a valer hoje o visto eletrônico para turistas japoneses que desejam visitar o Brasil. O país asiático é o segundo beneficiado com a iniciativa, logo depois da Austrália, que conta com serviço desde novembro do ano passado.

A iniciativa faz parte de um conjunto de ações coordenadas pelo Ministério do Turismo para impulsionar o setor.

De acordo com a Organização Mundial do Turismo, medidas de facilitação de viagens podem aumentar em até 25% o fluxo turístico entre os países contemplados. Já um levantamento do MTur indica que o Brasil recebeu 79,7 mil turistas japoneses que injetaram US$ 81,3 milhões na economia nacional. Pela projeção da OMT, com o novo visto os números podem saltar para 100 mil viajantes, 20 mil a mais que o número atual, e US$ 101,6 milhões em receita.

Para divulgar o visto eletrônico no Japão, está prevista para o dia 22 de janeiro uma solenidade na Embaixada do Brasil, em Tóquio, com a presença da secretária nacional de Qualificação e Promoção do Turismo, Teté Bezerra, para oficializar a iniciativa. O embaixador do Japão no Brasil, Akira Yamada, reuniu-se ontem (10) com o ministro do Turismo, Marx Beltrão, para tratar dos detalhes de missão internacional de divulgação dos vistos eletrônicos.

“O Brasil tem muitos atrativos turísticos. Seguramente a medida adotada pelo governo brasileiro vai aumentar o fluxo turístico entre os nossos países”, afirmou o embaixador, que lembrou ainda que 2018 é o ano em que se comemora 110 anos da migração japonesa para o Brasil. Ainda neste mês, outros dois países serão beneficiados: Canadá (18) e Estados Unidos (25), encerrando a fase inicial dos países considerados estratégicos para o Turismo nacional.

Com o benefício, todo o período de solicitação, pagamento de taxas, análise, concessão e emissão de visto terá duração de até 72 horas contra os 40 dias necessários anteriormente. A solicitação do visto eletrônico é válida apenas para Turismo de lazer ou negócios.

PERFIL DOS JAPONESES
De acordo com pesquisa feita pelo Ministério do Turismo, metade dos japoneses que desembarcaram no Brasil tinham nos negócios, eventos e convenções a principal motivação da viagem. Desse grupo, 28% esteve a lazer e, desta porcentagem, 67,2% vieram motivados pela natureza, ecoturismo ou aventura, enquanto 18,9% buscaram programas de cultura.

Em relação aos destinos, os mais procurados para negócios foram Rio de Janeiro (41,2%), São Paulo (38,7%) e Campinas (4%). Já no quesito lazer as procuras foram por Foz do Iguaçu (70,5%), Rio de Janeiro (38,6%) e São Paulo (30%). E eles não se arrependeram da viagem já que para 86,8% deles a viagem atendeu ou superou as expectativas.

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados