Incêndio já devasta 22% da Chapada dos Veadeiros
Mais de 200 pessoas trabalham para conter o fogo
O incêndio que atinge o Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros, em Goiás, desde o dia 17 de outubro foi considerado criminoso, de acordo com avaliação do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio). A suspeita é de que o ato foi iniciado por fazendeiros da região, como resposta à recente ampliação da área do parque, segundo informações da Agência Brasil.
De acordo com o instituto, o fogo ainda não foi controlado e já atingiu 22% da área, sendo que ontem (23) o percentual estava em 15%. A previsão é que amanhã 25) chegue ao local um avião Hércules C-130 da Força Aérea Brasileira (FAB), que possui sistema de combate a incêndio com tubos que poderão despejar água nas áreas em chamas.
“Temos certeza do local de origem, que foi às margens da GO-118, que liga Brasília ao Tocantins, numa área chamada Pouso Alto. Quem colocou fogo ali conhece a dinâmica do vento e do fogo”, disse o chefe do parque em entrevista para a agência.
“Não existe combustão espontânea no cerrado. Incêndios iniciados nessa época do ano têm sempre origem humana. Se alguém faz uma queimada e ela foge ao controle, transformando-se a em incêndio, isso já é caracterizado como um crime”, completou.
A prefeitura de Alto Paraíso de Goiás, município na Chapada dos Veadeiros, decretou situação de emergência. Mais de 200 pessoas, incluindo voluntários, trabalham em conjunto para conter as chamas e o parque seguirá fechado por motivo de precaução.
*Fonte: Agência Brasil