Marcos Martins   |   23/10/2017 12:22

Confaz atende FBHA e gorjeta fica isenta de ICMS

Valor passa a ser registrado na nota fiscal de consumo

Flickr/Lea Latumahina
Gorjeta passa a ser registrada de maneira diferente
Gorjeta passa a ser registrada de maneira diferente
Após o presidente Michel Temer sancionar a Lei da Gorjeta em março deste ano, a Comissão Técnica Permanente do ICMS (Cotepe/ICMS) decidiu que a gorjeta deixou de ser receita própria dos estabelecimentos, utilizando como base a lei 13.419/2017, não sendo sujeita à tributação.

Agora, o valor passa a ser registrado na nota fiscal de consumo. A decisão atende demanda da Federação Brasileira de Hospedagem e Alimentação (FBHA), que havia solicitado um novo layout para o PAF – Programa de Aplicativo Fiscal.

A deliberação ocorreu no dia 25 de setembro, durante a última reunião da comissão que faz parte do Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz) do Ministério da Fazenda. Segundo comunicado do Confaz, a alteração foi realizada para “dar tratamento adequado a uma verba remuneratória que passa a ser devida aos trabalhadores do setor de bares e restaurantes, deixando de ser receita própria dos estabelecimentos”.

O tratamento tributário anterior possibilitava aos estados isentar da tributação do ICMS os valores correspondentes à gorjeta, até o limite de 10% do valor total da conta. Dessa maneira, a gorjeta deveria ser sempre registrada como um item de cupom fiscal cujo valor seria alocado ao totalizador isento do Emissor de Cupom Fiscal (ECF).

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados