Brasil tem déficit de 850 km de linhas de metrô e trem
O Brasil tem apenas 1.062 quilômetros de linhas de metrôs e trens de passageiros, espalhados por 13 regiões metropolitanas que concentram mais de 20 milhões de habitantes.
O Brasil tem apenas 1.062 quilômetros de linhas de metrôs e trens de passageiros, espalhados por 13 regiões metropolitanas que concentram mais de 20 milhões de habitantes. De acordo com o estudo "Transporte e Desenvolvimento: Transporte Metroviário de Passageiros", divulgado hoje pela Confederação Nacional do Transporte (CNT), o País possui um déficit de 850 quilômetros em tais meios de transporte público.
A malha total de metrô medida no País em 2015 chegou a 309,5 quilômetros - extensão inferior a de cidades como Londres (402 quilômetros) ou Tóquio (310 quilômetros). Além disso, o estudo aponta que a malha existente está praticamente concentrada na região Sudeste. As áreas metropolitana de São Paulo e Rio de Janeiro contam com mais de 60% do total do sistema de trilhos nacional.
Em relação ao número de passageiros, a região metropolitana de São Paulo representa 90%. O Centro-Oeste, por sua vez, registra 1,7% - o menor percentual da pesquisa
DÉFICIT
O levantamento aponta que o País deve ampliar pelo menos 80% de sua malha metroferroviária para atender à demanda. Além disso, é necessário um investimento de cerca de R$ 167,13 bilhões em infraestrutura para cobrir o déficit. Os dados da CNT apontam, entretanto, que os investimentos feitos em sistemas de transporte metroferroviário nacionais praticamente não cresceram de 2010 a 2015 - período em que a população nas grandes cidades aumentou 6,2%. O sistema metroferroviário brasileiro teve crescimento de 6,7% em cinco anos, enquanto que a frota de transporte individual cresceu 24,5%.
O estudo foi feito nas regiões metropolitanas de São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Porto Alegre, Distrito Federal e entorno (GO e MG), Fortaleza, Sobral e Cariri (ambas no CE), Salvador, Recife, Natal, Maceió, João Pessoa (PB) e Teresina.
A malha total de metrô medida no País em 2015 chegou a 309,5 quilômetros - extensão inferior a de cidades como Londres (402 quilômetros) ou Tóquio (310 quilômetros). Além disso, o estudo aponta que a malha existente está praticamente concentrada na região Sudeste. As áreas metropolitana de São Paulo e Rio de Janeiro contam com mais de 60% do total do sistema de trilhos nacional.
Em relação ao número de passageiros, a região metropolitana de São Paulo representa 90%. O Centro-Oeste, por sua vez, registra 1,7% - o menor percentual da pesquisa
DÉFICIT
O levantamento aponta que o País deve ampliar pelo menos 80% de sua malha metroferroviária para atender à demanda. Além disso, é necessário um investimento de cerca de R$ 167,13 bilhões em infraestrutura para cobrir o déficit. Os dados da CNT apontam, entretanto, que os investimentos feitos em sistemas de transporte metroferroviário nacionais praticamente não cresceram de 2010 a 2015 - período em que a população nas grandes cidades aumentou 6,2%. O sistema metroferroviário brasileiro teve crescimento de 6,7% em cinco anos, enquanto que a frota de transporte individual cresceu 24,5%.
O estudo foi feito nas regiões metropolitanas de São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Porto Alegre, Distrito Federal e entorno (GO e MG), Fortaleza, Sobral e Cariri (ambas no CE), Salvador, Recife, Natal, Maceió, João Pessoa (PB) e Teresina.
*Fonte: Agência Brasil