Rafael Faustino   |   15/02/2016 13:41

Cidades têm até 300 vezes mais turistas que moradores

Com um fluxo anual de 273 milhões de turistas, segundo um estudo da Geofusion, o Brasil tem a maior parte dessas pessoas visitando grandes capitais do País. No entanto, pequenos municípios sofrem um impacto muito maior da atividade turística, e acabam tendo sua economia girando em torno da atividade

Com um fluxo anual de 273 milhões de turistas, segundo um estudo da Geofusion, o Brasil tem a maioria dessas pessoas visitando grandes capitais do País. No entanto, pequenos municípios também procurados como destinos sofrem um impacto muito maior da atividade turística, e acabam tendo sua economia girando em torno dessa atividade. São 65 cidades que recebem todos os anos um número de pessoas pelo menos dez vezes superior à população local.

Rio Quente, em Goiás, tem a maior proporção entre turistas e residentes locais. A cidade recebe 1,1 milhão de turistas ao ano, nada menos que 304 vezes a população nativa. Em seguida, aparecem Fernando de Noronha (PE), com número de turistas 73 vezes maior que o de moradores, e Gramado (RS), com relação de 44 vezes. Veja na imagem abaixo quais são os 30 municípios com o maior impacto de turistas em relação à população local:



LAZER
A pesquisa da Geofusion mostra que essa procura pelas pequenas cidades está muito mais relacionada do turismo de lazer. Nos municípios considerados pelo estudo como de alto potencial para essa modalidade, o número de turistas é quase 500% maior que o número de moradores – 74 milhões de turistas para 15 milhões de residentes. Já nas cidades com potencial para o turismo de negócios, que geralmente são maiores, a relação é menor: os turistas são 17% mais numerosos que as populações dos municípios – 155 milhões contra 128 milhões.

As cidades voltadas para o lazer estão, majoritariamente, nas regiões Sudeste e Nordeste, que concentram quase 70% do total de municípios com potencial para este fim. Mas, considerando o número total de turistas recebidos, o Sul aparece em segundo lugar (24% do total) após o Sudeste (47%), deixando o Nordeste em terceiro (22%). Praia Grande (SP) é a cidade que recebe o maior número de turistas de lazer anualmente.

NEGÓCIOS
No turismo de negócios, a predominância do Sudeste permanece: a região recebe 48% do total de turistas, além de 41% das cidades com potencial para este tipo de viagem. O Nordeste possui 22,3% dos turistas e 25% das cidades, com o Sul em terceiro nos dois rankings – 14% dos turistas e 18% dos municípios com potencial para recebe-los. A cidade de São Paulo recebe 14,5 milhões de turistas para negócios anualmente, liderando a relação de cidades.

Em seu estudo, a Geofusion considerou que uma mesmo pessoa pode ser contada mais de uma vez como turista, caso realize mais de uma viagem.

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados