Schiphol é o aeroporto que mais cresce na Europa
Schiphol, em Amsterdã, obteve um aumento de 4,8 milhões de passageiros no ano passado. Ao todo, o hub da KLM atraiu 69,4 milhões de viajantes.
O aeroporto de Schiphol, em Amsterdã, obteve um aumento de 4,8 milhões de passageiros no ano passado. Ao todo, o hub da KLM atraiu 69,4 milhões de viajantes, aproximando-se de outros gigantes, como o aeroporto de Frankfurt, na Alemanha, e o Charles de Gaulle, na França. Apesar disso, Heathrow continuou na liderança da Europa.
Segundo informações da Bloomberg, o Schiphol obteve um crescimento de 7,7% nos últimos 12 meses, a maioria a partir de bases europeias. O número, junto com o também crescimento de 9,1% em 2016, contribuiu para um aumento total de 10,2 milhões de viajantes em apenas dois anos — o que corresponde a praticamente um aeroporto inteiro.
Vale destacar que seus principais concorrentes europeus não obtiveram resultados tão destoantes. O Charles de Gaulle, por exemplo, cresceu cerca de 5,6% no último ano, afetado, sobretudo, por conta de ataques terroristas à capital francesa. O mesmo crescimento desacelerado, de apenas 6,1% — o maior percentual em seis anos —, também foi percebido.
Apesar disso, enquanto o aeroporto de Amsterdã planeja inaugurar seu terceiro terminal em 2023, o crescimento previsto poderá ser barrado por um limite de 500 mil voos por ano, visando a redução de ruídos e poluição na cidade. Apenas no último ano, o aeroporto contabilizou cerca de 497 mil voos. O número é aproximadamente 22 mil a mais que em Heathrow. O número elevado se deve, sobretudo, pela capacidade de operação de 24 horas por dia — uma liberdade que muitos europeus são negados.
Segundo informações da Bloomberg, o Schiphol obteve um crescimento de 7,7% nos últimos 12 meses, a maioria a partir de bases europeias. O número, junto com o também crescimento de 9,1% em 2016, contribuiu para um aumento total de 10,2 milhões de viajantes em apenas dois anos — o que corresponde a praticamente um aeroporto inteiro.
Vale destacar que seus principais concorrentes europeus não obtiveram resultados tão destoantes. O Charles de Gaulle, por exemplo, cresceu cerca de 5,6% no último ano, afetado, sobretudo, por conta de ataques terroristas à capital francesa. O mesmo crescimento desacelerado, de apenas 6,1% — o maior percentual em seis anos —, também foi percebido.
Apesar disso, enquanto o aeroporto de Amsterdã planeja inaugurar seu terceiro terminal em 2023, o crescimento previsto poderá ser barrado por um limite de 500 mil voos por ano, visando a redução de ruídos e poluição na cidade. Apenas no último ano, o aeroporto contabilizou cerca de 497 mil voos. O número é aproximadamente 22 mil a mais que em Heathrow. O número elevado se deve, sobretudo, pela capacidade de operação de 24 horas por dia — uma liberdade que muitos europeus são negados.
*Fonte: Bloomberg