Estudo mostra como OTAs dominam o mercado na China
Agências on-line têm dominância na porcentagem de passagens aéreas vendidas na internet, superando canais diretos das companhias
A última pesquisa de hábitos de consumo do Eye for Travel na China revelou dados animadores para as OTAs. Isso porque o estudo, realizado com cerca de duas mil pessoas, apontou uma maioria significativa no número de compra de passagens on-line por meio das agências, superando, em muito, o canal de vendas direto em sites e aplicativos de companhias aéreas no país asiático.
"Mesmo diante da pressão do governo chinês para que as companhias aéreas obtenham mais vendas em seus canais diretos, as OTAs ainda possuem a maioria na China", analisou o Eye for Travel.
A pesquisa mostra que 77,5% dos bilhetes adquiridos on-line são via OTA, enquanto apenas 17,6% acontecem no site oficial das aéreas e 12,9% nos apps das companhias. Diretor da pesquisa na Eye for Travel, Alex Hadwick explicou essa dominância das agências on-line na China pela importância que os chineses dão aos smartphones e aplicativos na hora de comprar viagens.
Outros dois pontos abordados pelo Eye for Travel para explicar tal fenômeno foram a alta quantidade de OTAs no país e a importância dos preços, uma vez que nove em cada dez chineses admitem comparar valores em diversos sites para adquirir a melhor condição. De acordo com o estudo, esses dois fatores também afetam, igualmente, o mercado hoteleiro na China.