China Eastern e Delta concluem compra de 20% da AF-KLM
Em uma compensação pelo negócio, a Air France-KLM ficou com 31% da Virgin Atlantic, que tem ainda 49% de participação da Delta.
O grupo Air France-KLM anunciou a conclusão do negócio em que Dela Air Lines e China Eastern adquiriram, cada uma, 10% das ações da companhia franco-holandesa. O investimento, conforme anunciado na época da aprovação da operação, injeta quase US$ 900 milhões nos cofres do grupo.
Em uma compensação pelo negócio, a Air France-KLM ficou com 31% da Virgin Atlantic, que tem ainda 49% de participação da Delta. Assim, as tradicionais parceiras europeia e estadunidense estreitam ainda mais a sua relação em voos transatlânticos, e a Air France-KLM ganha fôlego para investir em seus novos projetos – como a low cost Joon, que inicia operações em Fortaleza em 2018 – e ganhar presença na China. O grupo afirma ser o principal operador europeu no aeroporto de Xangai, hub da Vhina Eastern.
"Parte do nosso projeto Trust Together, a operação permite à Air France-KLM recuperar a ofensiva, reforçando a integração comercial com seus principais parceiros e melhorando sua saúde financeira", comentou o grupo, em comnicado oficial.
Delta e China Eastern terão ainda um membro cada uma no conselho administrativo do grupo Air France-KLM. Todas as aéreas são parte da aliança Skyteam.