Processo de venda da Alitalia inicia com 18 interessados
Grandes grupos europeus como Lufthansa, Air France-KLM, IAG e Norwegian Air manifestaram publicamente interesse na transportadora italiana
Um total de 18 investidores competirá pela Alitalia, que declarou quebra e está sob administração extraordinária. Mais de 30 manifestações de interesses foram reveladas na primeira fase do processo de venda da principal companhia aérea italiana, mas nem todas cumpriram requisitos e credenciais necessários.
A partir de hoje, os três agentes da Alitalia responsáveis pelo procedimento começarão a comunicar os 18 interessados, que terão, por fim, as informações necessárias sobre a companhia, e assim darão início a suas ofertas. Elas poderão ser: aquisição de todo capital, de determinados ativos e contratos ou de reestruturação.
Grandes grupos europeus como Lufthansa, Air France-KLM, IAG e Norwegian Air manifestaram publicamente interesse na transportadora italiana. A imprensa internacional, no entanto, aponta a Qatar Airways como uma das favoritas, por ser uma das poucas com cacoete para investir. Fora da União Europeia, as companhias não podem controlar mais de 49% de um operador local. É importante ressaltar que a Etihad Airways já tem 49% do capital da Alitalia, mas com toda turbulência vivida, o grupo árabe expressou decepção com o negócio.
A Itália colocou a aérea à venda após autorização do ministério de desenvolvimento econômico do país para que fosse encontrado um comprador, enquanto os três agentes responsáveis desenham um novo plano de resgate, que pode ser concluído em julho, para evitar o fechamento de portas da Alitalia.
O governo de Roma descartou a estatização da Alitalia, que perde aproximadamente dois milhões de euros por dia, e agora prioriza a venda da companhia aérea. Não obstante, o governo italiano emprestou 600 milhões de euros para manter a transportadora funcionando. A dívida acumulada da Alitalia gira em torno de três bilhões de euros.
Contudo, as atividades estratégicas da Alitalia não cessaram. Prova disso é que Rio de Janeiro-Roma com a companhia passará a ser diário este ano, e o voo São Paulo-Roma aumentará para dez vezes semanais na alta temporada.
*Fonte: Europapress