Latam lança tarifas de despacho e serviço de bordo pago
A Latam Airlines apresentou hoje um novo pacote de serviços e produtos em seus voos para Brasil a partir do fim deste mês. A mudança mais significativa está atrelada ao perfil de tarifas implementadas pela companhia aérea. Com um modelo de low cost, os viajantes br
A Latam Airlines apresentou hoje seu novo posicionamento com um pacote de serviços e produtos em seus voos para Brasil a partir do fim deste mês. A mudança mais significativa está atrelada ao perfil de tarifas implementadas pela companhia aérea. Com um modelo low cost, os viajantes brasileiros terão à disposição a novidade dos bilhetes Promo e Light, considerados os mais econômicos ou "agressivos", como classifica a empresa, nos quais incluem apenas a bagagem de mão de até dez quilos.
Esses tipos de tíquetes, aliás, são a aposta da Latam para atrair mais consumidores a viajarem de avião, segundo pontuou o diretor executivo, Jerome Cadier, que assumiu o cargo há cerca de um mês. O Brasil é o terceiro país a implementar o modelo tarifário na companhia, atrás de Chile e Peru.
Além da Promo e Light, a transportadora incluiu em seu perfil as tarifas Plus e Top, sendo essas mais completas. Os bilhetes mais econômicos não permitem, por exemplo, reembolso e alterações, tendo como diferencial a bagagem de mão inserida no valor do aéreo. Já os produtos mais “encorpados” oferecem benefícios
como estorno de 50% ou 100% do valor do bilhete, duas malas de até 23 quilos cada, entre outros.
Segundo comunicado, a Latam vai lançar a tabela de preços nos próximos dias, mas é estimada a diferença de R$ 30 a R$ 50 entre cada tipo de tarifa. A partir dessa "nova forma de voar", a Latam Airlines estima aumentar em 50% o número de passageiros transportados até 2020.
“Oferecemos mais flexibilidade e opções para o passageiro que eventualmente não considerava viajar conosco ou até mesmo de avião. Estamos intimamente ligados à região”, disse Cadier, aproveitando para completar que o Brasil tem uma penetração de apenas 0,5 voo por habitante e "um potencial sem igual" para crescer.
MERCADO LATAM
A segunda transformação expressiva na Latam Brasil está ligada ao serviço de bordo em voos nacionais. A aérea implementará entre o fim de junho e começo de julho o Mercado Latam. A iniciativa disponibiliza ao viajante um cardápio com variadas opções de compra de alimentos e bebidas, que incluem sanduíches, saladas, snacks, bebidas, entre outros.
O novo serviço vale para todos as partidas domésticas, incluindo ponte aérea, com até uma hora de duração. Apenas a água será oferecida gratuitamente aos passageiros, como salientou o diretor executivo. Ao todo, serão 52 opções de produtos que devem ser renovadas duas vezes ao ano. Os preços variam entre R$ 4 e R$ 25.
Com esse novo padrão de refeições, a Latam pretende aumentar a receita de produtos auxiliares e conta, inclusive, com uma recepção positiva dos passageiros. Em um primeiro momento, a venda será feita apenas por trolleys, mas a companhia aérea não descarta a possibilidade de disponibilizar essa opção pelo site ou aplicativo.
“Nós talvez estejamos mais acostumados com a compra de produtos porque a Gol já oferece. Baseado na experiência com os demais países, podemos dizer que os viajantes receberam esse modelo tranquilamente”, destacou Cadier.
“Já com as malas e tarifas, acredito que vamos ter um desafio maior. Temos essa percepção porque o passageiro, em um primeiro momento, levanta o questionamento sobre pagar a mais pela bagagem. O benefício [de uma tarifa Promo e Light] é certo para quem voa sem mala. Mas acreditamos que, aos poucos, haverá um aumento de nível de satisfação como em outros mercados”, completou.
Em relação à primeira bagagem, o valor será de R$ 30 para compras antecipadas, ou seja, feitas no momento da emissão do tíquete. Já qualquer momento antes do voo, seja pelo canal direto ou intermediário ou no web check-in, o valor será de R$ 50. Por fim, a aquisição feita no balcão de check-in ou lojas e totens nos aeroportos custará R$ 80.
Estas alterações propostas pela Latam Airlines começarão a ter validade em voos nacionais dentro de até três semanas. Até o momento, o mercado internacional está sem mudanças no serviço.