A380plus: economia e mais pax transportados
A maior aeronave comercial em operação no mundo acaba de ganhar mais assentos. Nesta quinta-feira, a Airbus apresentou ao mercado o A380 Plus, versão aprimorada da aeronave colossal que aterrissa em solo brasileiro no aeroporto de Guarulhos (voo EK216 da Emirates, vindo de Duba
A maior aeronave comercial em operação no mundo acaba de ganhar mais assentos. Nesta quinta-feira (22), a Airbus apresentou ao mercado o A380 Plus, versão aprimorada da aeronave colossal que aterrissa em solo brasileiro no aeroporto de Guarulhos (voo EK216 da Emirates, vindo de Dubai). Na nova versão, mudanças externas promovem economia de combustível e, internamente, realocações de escadas abrem espaços para o acréscimo de até 80 assentos.
Com winglets maiores e refinamento nas asas, a aerodinâmica do jato foi aperfeiçoada. Os novos winglets medem aproximadamente 4,7 metros de altura (com uma uplet de 3,5 metros e uma downlet de 1,2 metros), tendo sido projetados para melhorar a aerodinâmica e reduzir o arrasto. Isso traz uma economia no consumo de combustível de até 4% em relação à versão atual do A380, alteração esta que diminui sensivelmente a discrepância na relação pax/consumo de combustível com o rival Boeing 777. A fabricante afirma que as melhorias proporcionam um benefício geral de 13% de economia por assento (comparado ao A380).
O novo layout de cabines do A380 Plus promete o acréscimo de assentos na aeronave. Segundo a Airbus, se todos os recursos de cabine propostos pela fabricante forem utilizados, esse aumento pode chegar aos 80 assentos, subindo dos atuais 497 para 575 passageiros. "O A380 Plus é uma maneira eficiente de oferecer ainda mais economia e, ao mesmo tempo, desempenho operacional aprimorado", afirma o COO de clientes da Airbus, John Leahy. Segundo o executivo, "este é um novo passo para que nossa popular aeronave atue com maior eficiência no crescente tráfego internacional e atenda às necessidades dos clientes do A380. O A380 é comprovadamente a melhor solução para o aumento de circulação nos maiores aeroportos e para a oferta de experiências únicas e excepcionais aos clientes".
As alterações propostas pela Airbus aprimoraram o peso máximo de decolagem, subindo para 578 toneladas - o que propicia o aumento no número de passageiros. No entanto, se mantidos os pesos que as aéreas operam atualmente, a melhoria se reverte em distância viajada, com um acréscimo de 300 milhas náuticas de autonomia de voo (cerca de 550 quilômetros a mais viajados).
Como o projeto é ainda intitulado “estudo de desenvolvimento”, não foram divulgadas datas para a operação do primeiro A380 Plus.