Latam ainda não cobrará bagagem; no futuro será R$ 50
Em respeito às novas regras aprovadas pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), que altera itens da Condições Gerais de Transporte Aéreo, a Latam Airlines Brasil anunciou que, a partir do próximo dia 14, quando as alterações
Em respeito às novas regras aprovadas pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), que altera itens da Condições Gerais de Transporte Aéreo, a Latam Airlines Brasil anunciou que, a partir do próximo dia 14, quando as alterações entram em vigor, mudará suas regras de bagagem com relação à franquia permitida por passageiro e à cobrança do excesso.
Na prática, durante os próximos meses o despacho da primeira bagagem de 23 quilos ainda será gratuito e a cobrança será apenas sobre o excesso. “Queremos dar tempo ao cliente para que se acostume com nossos novos procedimentos antes de iniciar a cobrança da primeira mala em voos domésticos”, comenta a diretora de Marketing da Latam Airlines Brasil, Adriana Gomes.
Ainda este ano, porém, a Latam informa que iniciará a cobrança também da primeira mala em voos domésticos. A data exata da mudança ainda não foi divulgada.
Mudanças confirmadas a partir de 14 de março de 2017:
1) Bagagem de mão: para viagens realizadas a partir de 14 de março, há aumento no peso da bagagem permitida a bordo das aeronaves em todos os voos, passando de cinco para dez quilos por passageiro (exceto Premium Business e Premium Economy, que mantém a franquia de 16 quilos). As regras relacionadas às dimensões da bagagem de mão seguem inalteradas: no máximo 55 cm x 35 cm x 25 cm (altura x largura x espessura).
2) Bagagem despachada: nos primeiros meses, os clientes que emitirem bilhetes a partir do dia 14 de março terão direito a despachar um volume de até 23 quilos em voos dentro do Brasil e de/para a América do Sul. Para os demais voos internacionais, os clientes poderão despachar até dois volumes de 23 quilos cada. Já os clientes nas cabines Premium Business e Premium Economy poderão transportar até três volumes de 23 quilos. As regras relacionadas às dimensões da bagagem despachada seguem inalteradas, onde largura + altura + comprimento somados devem ter até 158 centímetros.
3) Excesso de bagagem: há alteração no pagamento do excedente de bagagem a partir do dia 14 de março, seja pelo call center, site ou pessoalmente no aeroporto. A cobrança será mais simples e feita por meio de taxas fixas por peça, por faixa de peso e/ou por tamanho excedente. Os valores variam de acordo com o tipo de voo: doméstico, América do Sul ou internacional.
Voos domésticos | Voos América do Sul | Demais voos internacionais |
1ª mala de 23kg | Grátis nos primeiros meses e R$ 50 no futuro | Grátis | Grátis |
2ª mala de 23kg | R$ 80 | US$ 90 | Grátis |
Excesso de peso (24kg - 33kg) | R$ 120 | US$ 90 | US$ 100 |
Excesso de peso (34kg - 45kg) | R$ 200 | US$ 180 | US$ 200 |
Tamanho excedente | R$ 200 | US$ 90 | US$ 200 |
Os clientes do programa Latam Fidelidade das categorias Gold, Platinum, Black e Black Signature terão benefícios diferenciados relacionados à franquia de bagagem e, novamente, a companhia afirma que fará as mudanças em fases para que o cliente tenha tempo de se acostumar com os novos procedimentos.
Voos domésticos | Voos América do Sul | Demais voos internacionais | |
Gold | 1 volume extra nos primeiros meses, nenhum no futuro | 1 volume extra nos primeiros meses, nenhum no futuro | 1 volume extra nos primeiros meses, nenhum no futuro |
Platinum | 1 volume extra | 1 volume extra | 2 volumes extras nos primeiros meses, 1 volume extra no futuro |
Black | 1 volume extra | 1 volume extra | 2 volumes extras nos primeiros meses, 1 volume extra no futuro |
Black Signature | 1 volume extra | 1 voluma extra | 2 volumes extras nos primeiros meses, 1 volume extra no futuro |
“A experiência internacional mostra que os preços das passagens caíram e mais pessoas passaram a usar o transporte aéreo onde a bagagem despachada é cobrada à parte. Com o novo jeito de voar, a Latam e suas filiais projetam reduzir em até 20% as tarifas mais baratas disponíveis para seus voos domésticos até 2020, consolidando sua importância para o desenvolvimento do turismo na região e contribuindo para o crescimento do tráfego aéreo. Nossa meta é aumentar em 50% nossos passageiros transportados até 2020”, afirma a CEO da Latam Airlines Brasil, Cláudia Sender.
Os detalhes poderão ser consultados no www.latam.com/suabagagem