Rafael Faustino   |   10/02/2017 09:52

Impasse com pilotos ‘emperra’ nova aérea do AF-KLM

Segundo o CEO da Air France-KLM, Jean-Marc Janaillac, uma nova proposta de trabalho foi apresentada aos pilotos para viabilizar a criação da nova companhia aérea do grupo

PARIS - Depois de anunciar, no ano passado, que terá uma nova companhia aérea em seu rol de marcas o grupo Air France-KLM – que inclui também Hop e Transavia – colocou o projeto em compasso de espera. Isso porque um dos principais passos para tirar o projeto do papel envolve utilizar os pilotos das outras aéreas da holding, mas os sindicatos envolvidos estão fazendo jogo duro na negociação.

O assunto foi comentado na manhã de ontem (9) pelo CEO da Air France-KLM, Jean-Marc Janaillac, em entrevista coletiva que celebrou os 20 anos do hub da Air France no Paris-Charles de Gaulle. “Ainda estamos discutindo o assunto com as uniões [de pilotos], e só depois de definir isso decidiremos todo o resto, como os destinos que essa nova companhia irá voar”, disse Janaillac, afirmando que no mesmo dia seria apresentada uma nova proposta aos profissionais.

Batizada internamente de Boost [pela “injeção de energia” que se espera obter com essa novidade], a nova aérea do AF-KLM é projetada como uma resposta à pressão exercida pelas concorrentes de baixo custo e também da região do Golfo Pérsico. Para o grupo, é uma forma de atuar com maior agressividade a custos menores, já que serão aproveitados pilotos e aeronaves das outras aéreas. Apesar se projetar uma operação simplificada para a companha, o grupo refuta o rótulo delow cost.

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O hub da Air France no Paris-CDG completou 20 anos
O hub da Air France no Paris-CDG completou 20 anos

Não se sabe, entretanto, como essa marca se encaixará em um grupo que já tem Transavia e Hop operando as rotas de menor distância. A projeção inicial era de dez aeronaves para essa aérea, que será também laboratório de inovações tecnológicas que o AF-KLM pretende implementar.

“Esperamos que ela seja lançada, no maior dos prazos, ao final de 2018. Mas se as indefinições se resolverem mais rapidamente, esse prazo pode diminuir”, observou Janaillac, colocando esperanças no fim do litígio com os pilotos, enquanto tem fresca na memória a lembrança da grande greve de tripulantes enfrentada em 2016.

Também hoje, a Air France afirmou que deve retomar, em 2017, o crescimento das frequências envolvendo o Brasil. Clique aquipara saber mais detalhes.

O Portal PANROTAS viajou a convite da A ir France com proteção GTA

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