Espanha reduzirá taxas aeroportuárias em 11%
Medida foi anunciada pelo Ministério de Fomento da Espanha
As taxas aeroportuárias espanholas serão reduzidas em 11% até 2021, segundo publicado no Documento de Regulação Aeroportuária 2017-2021 (Dora) pelo Ministério do Fomento da Espanha. A redução será gradual, sendo de 2,2% ainda neste ano. O anúncio realizado no final de janeiro pelo presidente do governo espanhol, Mariano Rajoy, foi apresentado ontem às companhias aéreas pelo ministro de Fomento, Iñigo de la Serna, que acredita na colaboração das empresas para que a redução reflita no preço das passagens.
“Deve existir um exercício de responsabilidade conjunta entre os reguladores, o governo espanhol, a Aena, como gestora aeroportuária, e as empresas aéreas”, disse. No ano passado, a Aena, que administra 46 aeroportos do país, entre eles os de Madri e Barcelona, registrou recorde de 230 milhões de passageiros, número 11% superior ao de 2015. Em cargas, foram transportadas 795.575 toneladas por esses aeroportos no ano passado, aumento de 11,2% em relação a 2015.
O Ministério do Fomento da Espanha anunciou ainda 2,6 bilhões de euros em investimentos nos aeroportos, além de outros 237 milhões em subsídios para 13 rotas insulares, classificadas como “Obrigação de Serviço Público”. Nessas rotas, o governo espanhol subvenciona 50% das passagens aéreas dos residentes nas ilhas espanholas.