Aeroportos do Canadá criam campanha contra privatização
Aumento de preços e saída de profissionais locais do comando dos equipamentos estão entre os argumentos da iniciativa
Privatizar aeroportos surgiu como a solução ideal para a aviação brasileira. Opinião essa dividida por muitos atores da indústria ao redor do mundo. Não para um grupo em um país da América do Norte, no entanto: o Canadá. Autoridades aeroportuárias de lá se uniram para alertar sua população dos perigos da privatização. Aumento de preços e saída de profissionais locais do comando dos equipamentos estão entre os argumentos da iniciativa.
Com um portal na internet, o grupo formado pelos aeroportos internacionais de Calgary, Ottawa e Vancouver pretende manter a estrutura atual, considerada um marco no bom gerenciamento de aeroportos.
Na década de 1990, grandes aeroportos foram repassados pelo governo federal, mas para entidades sem fins lucrativos com duas demandas: promover o desenvolvimento nas comunidades locais e ser um vetor do crescimento econômico. Mais de 20 anos depois, nenhum dos grandes aeroportos canadenses recebe financiamento federal, ao passo que os mesmos pagam ao governo mais de US$ 1 bilhão em aluguéis e taxas. Agora, entretanto, a intenção do governo é repassar os terminais a investidores privados, o que vem sendo objeto de protestos pela administração atual.
O presidente e CEO da autoridade aeroportuária de Vancouver, Craig Richmond, afirma que “nosso sucesso se dá pelo modelo de governança baseado na comunidade e em uma operação que não visar o lucro. O modelo atual funciona – para os passageiros e para as comunidades nas quais servimos”.
O projeto foi a saída encontrada por aqueles que hoje gerenciam a aviação canadense em seus maiores aeroportos. “Estamos lançando essa campanha para educar os canadenses sobre os impactos aos viajantes e às comunidades locais se o governo federal seguir com o processo de venda dos aeroportos do país”, concluiu o CEO e presidente da autoridade aeroportuária de Calgary, Bob Sartor.
Com um portal na internet, o grupo formado pelos aeroportos internacionais de Calgary, Ottawa e Vancouver pretende manter a estrutura atual, considerada um marco no bom gerenciamento de aeroportos.
Na década de 1990, grandes aeroportos foram repassados pelo governo federal, mas para entidades sem fins lucrativos com duas demandas: promover o desenvolvimento nas comunidades locais e ser um vetor do crescimento econômico. Mais de 20 anos depois, nenhum dos grandes aeroportos canadenses recebe financiamento federal, ao passo que os mesmos pagam ao governo mais de US$ 1 bilhão em aluguéis e taxas. Agora, entretanto, a intenção do governo é repassar os terminais a investidores privados, o que vem sendo objeto de protestos pela administração atual.
O presidente e CEO da autoridade aeroportuária de Vancouver, Craig Richmond, afirma que “nosso sucesso se dá pelo modelo de governança baseado na comunidade e em uma operação que não visar o lucro. O modelo atual funciona – para os passageiros e para as comunidades nas quais servimos”.
O projeto foi a saída encontrada por aqueles que hoje gerenciam a aviação canadense em seus maiores aeroportos. “Estamos lançando essa campanha para educar os canadenses sobre os impactos aos viajantes e às comunidades locais se o governo federal seguir com o processo de venda dos aeroportos do país”, concluiu o CEO e presidente da autoridade aeroportuária de Calgary, Bob Sartor.