Especialista dá dicas de como evitar o jet lag; confira
O "Jet Lag", é o nome dado ao mal-estar causado pela mudança repentina de fuso horário ao realizar uma viagem de longa distância para o exterior. Porém, o fato de a pressão do ar dentro do avião ser menor que ao nivel do mar, também i
O jet lag é o nome dado ao mal-estar causado pela mudança repentina de fuso horário, quando se realiza uma viagem de longa distância para o Exterior. Além disso, o fato de a pressão do ar dentro do avião ser menor que ao nivel do mar também influencia na sensação de cansaço.
O ortopedista do Centro de Qualidade de Vida, Carlos Moreira Kopke, explica que os sintomas do Jet Lag variam, de acordo com idade, estado de saúde da pessoa e quantos fusos o passageiro atravessou: "A intensidade dos sinais varia de pessoa para pessoa, mas a maioria, principalmente os idosos, sente dores de cabeça e no corpo, irritabilidade, ansiedade, insônia ou sonolência, náuseas, perda de apetite, problemas digestivos e cansaço excessivo, e os efeitos são piores quando se viaja de oeste para leste, isto é, do Brasil para países da África, Europa e Ásia".
Ele também sugeriu certos cuidados, para evitar os sintomas. Por exemplo, dormir bem antes da viagem, chegar cedo para realizar os procedimentos de check-in sem pressa, e beber bastante água para evitar a desidratação por causa do ar seco dentro da cabine. Além de consumir alimentos leves durante o voo e fazer uma caminhada a cada uma hora pelos corredores do avião.
Kopke ainda diz que se acostumar com o novo horário de fato leva algum tempo, e fazer leves caminhadas no destino de chegada pode ajudar na aclimatação.Segundo ele, o corpo leva pelo menos um dia para se acostumar a cada hora de fuso horário atravessado.