Latam foi a única aérea que demitiu tripulantes este ano
Aérea enviou 600 demissões em junho, mas com as negociações, o número de desligamentos caiu para 55.
A Latam foi a única das principais companhias aéreas do País a demitir tripulantes em 2016, segundo o presidente do Sindicato Nacional dos Aeronautas (SNA), Rodrigo Spader. De acordo com Spader, a aérea formalizou 600 demissões em junho, mas, com as negociações, o número de desligamentos caiu para 55.
Em entrevista ao Broadcast do Estadão, o executivo disse que a Latam não fez todas as 600 demissões porque diversas assembleias foram feitas, além da implantação de um programa de demissão voluntária e licença não remunerada. Entretanto, 55 funcionários foram demitidos.
“Apesar de entendermos que esse número poderia ser facilmente absorvido pela empresa, a companhia decidiu prosseguir com as demissões”, disse Spader.
Já as outras companhias aéreas, segundo o SNA seguraram os tripulantes mesmo em um cenário adverso. Alguns dos motivos para a manutenção dos postos de trabalho é o custo do cargo, considerado alto, já que exige treinamentos específicos para contemplar as particularidades das empresas.
SALÁRIOS
A pauta da campanha salarial de 2016/2017 do sindicato foi entregue às empresas aéreas em 15 de setembro, mas, segundo Spader, até o momento nenhuma companhia respondeu. A categoria reivindica a reposição da inflação, aumento de 5% por conta de aumento na produtividade e alta de 20% nas diárias de alimentação.