Sanovicz: “Liberdade tarifária gera inclusão de paxs”
Durante o 1° Seminário sobre o Setor de Serviços na Economia Brasileira, realizado hoje no Sebrae, o presidente da Abear, Eduardo Sanovicz, ressaltou a importância da liberdade tarifária para o desenvolvimento da aviação.
Durante o 1° Seminário sobre o Setor de Serviços na Economia Brasileira, realizado nesta terça (12), no Sebrae, o presidente da Abear, Eduardo Sanovicz (foto), ressaltou a importância da liberdade tarifária para o desenvolvimento da aviação.
Segundo ele, antes dessa medida ser adotada, o preço da tarifa aérea era definido pelo Estado e, após a alteração, houve uma queda de 40% nos preços das passagens, o que contribuiu para incluir milhares de brasileiros no transporte aéreo.
Sanovicz também destacou os padrões internacionais, que visam normatizar e regulamentar o setor, a fim de tornar a aviação ainda mais acessível. “Quanto mais próxima da regulamentação internacional, mais eficaz e barata será a aviação brasileira. Cada vez que se cria uma regra que só existe no Brasil, se encarece o custo da aviação no País e afasta a conectividade internacional, além de prejudicar o ingresso de mais brasileiros ao transporte aéreo”, ressaltou Sanovicz.
Os temas foram abordados no painel “Tendências e Impacto da Aviação Civil na Economia”, que também destacou que em 2002 foram transportados 30 milhões de passageiros no Brasil, enquanto em 2014 esse número chegou aos 100 milhões.