Novo terminal em Munique custou 900 mi de euros
Com investimentos de 900 milhões de euros e cinco anos de projeto, três de construção e um de finalizações e teste, o Aeroporto de Munique e a Lufthansa inauguraram hoje o terminal satélite que amplia a capacidade de movimentação de passageiros (de 25 milhões por ano para 36 milhões). O escritório
Com investimentos de 900 milhões de euros e cinco anos de projeto, três de construção e um de finalizações e teste, o Aeroporto de Munique e a Lufthansa inauguraram hoje o terminal satélite que amplia a capacidade de movimentação de passageiros (de 25 milhões por ano para 36 milhões). O escritório de arquitetura Koch + Partner, de Munique, foi responsável pelo projeto, bancado pelos dois parceiros, com 60% de investimentos vindos do aeroporto.
O novo terminal satélite (integrado ao Terminal 2) tem 27 novos portões de embarque, eliminando a necessidade de uso de ônibus para transportar os passageiros até a aeronave. O novo terminal será usado exclusivamente pela Lufthansa e suas parcerias da Star Alliance, que contam com cinco novos lounges.
O check-in é feito no Terminal 2 e após passar pela segurança os passageiros levam cerca de um minuto para chegar ao terminal satélite, via sistema de transporte próprio, inaugurado com a expansão. Todo o aeroporto tem acesso gratuito à internet e tomadas de conexão nas áreas de espera.
Há 15 novas lojas e sete restaurantes, e ainda três espaços duty free. As linhas arquitetônicas buscaram influências no estilo de vida de Munique e da Bavária como um todo. O novo terminal conta ainda com áreas de relaxamento, espaços para crianças, terraço e bar com vista para as pistas e um mercado central, com luz natural, que homenageia o mercado da cidade, o Viktualienmarkt.
O novo terminal também é mais sustentável e promete 40% menos reduções de CO2, em comparação ao Terminal 2, por exemplo. Os vidros externos permitem a entrada da luz solar, mas mantêm o calor do lado de fora, otimizando o uso do ar condicionado.