Fernanda Cordeiro   |   11/03/2016 17:15

Veja os uniformes mais inusitados já usados por aeromoças

Desde mini saias até camiseta da seleção brasileira de futebol

Atualmente os trajes das aeromoças são bem parecidos: calça ou saia social, camisa feminina e casaco. Essa é a combinação adotada na maioria das companhias áreas do mundo. Mas nem sempre foi assim e, algumas vezes, as opções de traje escolhidos geraram certa polêmica. Veja alguns exemplos de peças usados pelas aeromoças nos últimos anos.

Mini saia


Em meados de 1970, a companhia americana Pacific Southwest Airlines decidiu que as aeromoças iriam usar mini saias e botas de cano longo. A ideia era chamar atenção dos passageiros a partir dos trajes curtos das comissárias de bordo. Para deixar as moças mais confortáveis e seguras durante o expediente, um short era usado em baixo das saias.

Shorts e barriga de fora


Ainda pensando em atrair o público masculino e aumentar as vendas, a Air Bahamas, em 1970, decidiu que o uniforme das comissárias de bordo seria um shorts curto, regatas de amarrar na cintura - que deixava as aeromoças com a barriga de fora - e botas de couro. Quase todas as comissárias da época eram participantes de concurso de beleza.

Paper dress


Duas companhias áreas já aderiram ao uso de roupas feitas de papéis para as aeromoças. Em 1967, as comissárias da Britsh Airways usavam um vestido feito de um material bem semelhante a papel, mas que eram à prova de fogo. O traje era usado nas rotas entre Caribe e Nova York.
A extinta TWA, companhia área americana também adotou aos vestidos feitos de papel. A ideia era homenagear os pratos de origem francesa, italiana e britânica que eram servidos em alguns voos.

Sci-fi style


Entre 1965 e 1966, a criatividade das companhias áreas não tinha limite. A Braniff International Airways decidiu que seria interessante dar um toque de ficção científica aos uniformes das aeromoças. Um assessório de cabeça que se parecia com um capacete de astronauta era usado pelas comissárias.

Havaianas


Com a ideia de já fazer com que os passageiros entrassem no clima da viagem, na década de 1970 a United Airlines lançou um uniforme florido, no estilo havaiano. O traje era usado em voos que iam para destinos tropicais, como o Havaí.

Corte de cabelo


Para a companhia aérea Indigo Airlines, padronizar a imagens das comissárias ia muito além do uniforme. Em 2010, a companhia decidiu que todas as aeromoças deveriam aderir ao cabelo curto, as que não queriam cortar o próprio cabelo deveriam usar perucas. A decisão aconteceu a Indigo Airlines disse que os cabelos longos ou coques não condiziam com a imagem que a companhia queria passar.

Vestido tubinho


Em 2014, a empresa área Skymark Airlines causou muita polêmica na apresentação dos novos uniformes das aeromoças da companhia. O traje, um vestido tubinho bem curto. A federação de comissários de bordo do país pediu ao governo japonês que proibisse a vestimenta, o que não aconteceu. A empresa disse na época que o traje era comemorativo em razão do lançamento de uma rota que utilizava um Airbus 330.

Homenagem ao Brasil


Em 2014, o Brasil foi sede da Copa do Mundo e, pensando nisso, a companhia área chinesa Lucky Air resolveu mudar o uniforme das aeromoças. Ousado, o traje das comissárias passou a ser uma camisa da seleção brasileira e uma mini saia branca.

Estampas de grife


O uniforme das Singapore Girls, como são chamadas as aeromoças da Singapore Airlines, é o mesmo desde 1968. A roupa foi criada pelo estilista francês Pierre Balmain, fundador da grife francesa Balmain. A roupa é um sarongue, um tipo de tecido estampado super comum na Malásia. Apesar da elegância, o fato da roupa ser justa não ajuda muito no quesito praticidade.

Oktoberfest


A companhia área alemã Lufthansa decidiu que suas comissárias de bordo iriam entrar no clima da Oktoberfest durante o mês do maior festival de cerveja do mundo. As aeromoças se vestem com trajes típicos da região da Bavária, local onde foi criada a festa. O modelo de vestimenta foi criado em 1957 e a tradição se mantem até hoje.



Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados