Faturamento do Grupo Lufthansa sobe 6,8% em 2015
O Grupo Lufthansa divulgou os resultados definitivos do balanço de 2015. Neste período, o grupo, como um tudo, faturou 32,1 bilhões de euros, um aumento de 6,8% em relação ao ano passado. O lucro operacional (Ebit ajustado) acompanhou o crescimento e registro
O Grupo Lufthansa divulgou os resultados definitivos do balanço de 2015. Neste período, o grupo, como um tudo, faturou 32,1 bilhões de euros, um aumento de 6,8% em relação ao ano passado. O lucro operacional (Ebit ajustado) acompanhou o crescimento e registrou 1,8 bilhão de euros (+55%).
Todos os resultados refletem a previsão feita em outubro de 2015 – algo não esperado, já que as greves no quarto trimestre de 2015 impactaram o cofre do grupo em 100 milhões de euros. Com exceção da Lufthansa Cargo, os demais segmentos de negócios contribuíram significativamente para o aumento dos ganhos.
“Com a tragédia da Germanwings, 2015 foi um ano emocionalmente muito desafiador para o Grupo Lufthansa”, iniciou o presidente do Conselho Administrativo e CEO da Deutsche Lufthansa, Carsten Spohr. “As numerosas greves foram uma carga extra. Mesmo assim, nós continuamos a trabalhar com sucesso na viabilidade do futuro do grupo. E o nosso realinhamento estratégico está progredindo bem.”
O Grupo Lufthansa também avançou em termos de estabilidade financeira em 2015. O percentual de capital próprio ficou em 18% ao fim do ano. A liquidez progrediu, o endividamento líquido diminuiu e o fluxo de caixa livre ultrapassou 800 milhões de euros. A seqüência levou o grupo a valorizar 323 milhões de euros em 2015.
TRANSPORTE DE PASSAGEIROS
Os ganhos vindos do transporte de passageiro não ficaram para trás.O lucro operacional aumentou 143%, beirando os 970 milhões de euros. A Eurowings sozinha atingiu um lucro de 8 milhões de euros, com faturamento de 1,9 bilhão de euros. A Swiss International Air Lines conquistou faturamento de 429 milhões de euros (+54%) e uma margem de Ebit de 9,4%. A Austrian Airlines também contribuiu para os saldos com faturamento de 52 milhões de euros.
EXPECTATIVAS
Spohr quer aproveitar o ritmo para alavancar os resultados do Grupo Lufthansa ao longo de 2016. “Nosso objetivo é incrementar a rentabilidade das nossas companhias aéreas com a modernização das frotas e melhoria crescente da eficiência”, revelou o CEO. Segundo o executivo a capacidade só irá ganhar investimentos onde as estruturas do grupo são realmente competitivas.
“Vamos expandir substancialmente a Eurowings e ampliar a malha aérea. Vamos adotar inovações em todas as áreas de negócios e fazer a viagem de nossos clientes ainda mais prazeirosa e simples, através da tecnologia e de novas ofertas”, prosseguiu. Dentre as diretrizes, o investimentos na frota de aeronaves já está confirmado. Só este ano, a corporação deve receber 52 novos aviões.