Gol transportou 38,9 milhões de paxs, queda de 2%
A Gol divulgou seus dados operacionais de 2015, quando transportou 38,9 milhões de passageiros, apenas 2% a menos em relação a 2014.
A Gol divulgou seus dados operacionais de 2015, quando transportou 38,9 milhões de passageiros, apenas 2% a menos em relação a 2014. A oferta manteve-se estável em assentos por quilômetros e a demanda, nesse mesmo critério, subiu 1%. A ocupação geral fechou em 77,2%, contra 76,9% no ano anterior.
Em dezembro, a oferta doméstica da Gol reduziu 3% (e 4% no 4T15). A demanda doméstica recuou 6% no último mês do ano e 8% no quatro trimestre, fechando o ano com crescimento de 1% em assentos por quilômetros pagos e com queda de 2% no número de passageiros (36,8 milhões). A ocupação doméstica foi de 78% (contra 77,8% em 2014).
No mercado internacional, a oferta foi reduzida em dezembro e no 4T15 em 22% e 13%, respectivamente, enquanto no ano de 2015 foi superior em 3% – resultado, segundo a companhia, reflexo dos ajustes de malha ocorridos ao longo do ano. A demanda, por sua vez, apresentou queda em dezembro e no 4T15 de 20% e 13%, registrando uma taxa de ocupação de 71,7% e 70,8% respectivamente. Para o ano de 2015, a demanda no mercado internacional aumentou 4%, levando a taxa de ocupação para 71,6%, uma expansão de 0,6 p.p.
O combustível de aviação (QAV) no 4T15 ficou entre R$ 2,25 e R$ 2,29 por litro, o que representa uma queda de aproximadamente 6% frente a 2014. O QAV em reais no trimestre foi parcialmente beneficiado pela queda dos preços internacionais (jet fuel) de 44,6%, porém, impactado pela depreciação média do real em 51,1% no mesmo período, além do deslocamento temporal médio de 45 dias devido os critérios da fórmula de precificação do QAV no Brasil.
Em dezembro, a oferta doméstica da Gol reduziu 3% (e 4% no 4T15). A demanda doméstica recuou 6% no último mês do ano e 8% no quatro trimestre, fechando o ano com crescimento de 1% em assentos por quilômetros pagos e com queda de 2% no número de passageiros (36,8 milhões). A ocupação doméstica foi de 78% (contra 77,8% em 2014).
No mercado internacional, a oferta foi reduzida em dezembro e no 4T15 em 22% e 13%, respectivamente, enquanto no ano de 2015 foi superior em 3% – resultado, segundo a companhia, reflexo dos ajustes de malha ocorridos ao longo do ano. A demanda, por sua vez, apresentou queda em dezembro e no 4T15 de 20% e 13%, registrando uma taxa de ocupação de 71,7% e 70,8% respectivamente. Para o ano de 2015, a demanda no mercado internacional aumentou 4%, levando a taxa de ocupação para 71,6%, uma expansão de 0,6 p.p.
O combustível de aviação (QAV) no 4T15 ficou entre R$ 2,25 e R$ 2,29 por litro, o que representa uma queda de aproximadamente 6% frente a 2014. O QAV em reais no trimestre foi parcialmente beneficiado pela queda dos preços internacionais (jet fuel) de 44,6%, porém, impactado pela depreciação média do real em 51,1% no mesmo período, além do deslocamento temporal médio de 45 dias devido os critérios da fórmula de precificação do QAV no Brasil.