Roberta Queiroz   |   19/11/2015 14:34

Série: O lado “cool” das aéreas – Avianca

Coheça a estratégia da empresa para redes sociais

Recentemente, a Turma da Mônica deixou os quadrinhos de Maurício de Sousa para colorir o céu com a Avianca. Engana-se quem acredita que esta foi a primeira ação “descolada” da companhia. Nos últimos quatro anos, a Avianca pegou carona na tendência popularizada nas redes sociais e não se arrependeu.

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“Ações como a da Turma da Monica e Mauricio 80 anos, por exemplo, não só aproximam as crianças da marca, mas também trazem um pouco do universo lúdico para dentro do nosso negócio e altera, no bom sentido, a rotina dos adultos, que por sinal foram os mais animados com a ação”, revela a gerente geral de Marketing da aérea, Flávia Zulzke.

VOANDO COM CAZUZA
Combinar carnaval, Cazuza e uma causa nobre rendeu a Avianca um dos maiores números de acessos no Youtube: 212,4 mil. O vídeo Flash Mob Musical Cazuza mostra o cantor, interpretado por Emílio Dantas, surpreendendo os passageiros com hits como Exagerado e Brasil.

O objetivo do “susto” foi conscientizar os viajantes com destino a Salvador sobre a prevenção do HIV durante a folia e, ao mesmo tempo, promover o Musical Cazuza. Publicado em fevereiro deste ano, o filme ainda conta com depoimento da mãe do artista, presidente da Sociedade Viva Cazuza. Assista:

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Alguns meses depois, a Avianca repetiu a dose, ou melhor, o roteiro, e Charles Chaplin também decolou. O ator Jarbas Homem de Mello arrancou boas risadas dos passageiros e divulgou o espetáculo Chaplin, o Musical, patrocinado pela Avianca Cultural. Segundo Flávia, essas ações demonstram que a Avianca quer proporcionar uma “experiência de voo inesquecível e sempre surpreendente”.

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Na contramão do “cult”, a aérea apoiou também uma campanha da Electrolux para o Dia das Mães do ano passado. Com 1,5 milhões de acessos, o filme publicado no canal da marca mostra a despedida (encantadora) de uma mãe que “se recusa” a acompanhar a filha no aeroporto para uma viagem de intercambio. Segure as lágrimas e acompanhe.

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CURTIR, COMPARTILHAR E VOTAR
O Facebook não ficou de fora das ações da empresa e foi palco de muita criatividade. Em fevereiro de 2013, a companhia lançou uma enquete na rede para que os seguidores encolhessem o serviço de bordo entre São Paulo e Rio de Janeiro do mês seguinte. O anúncio conquistou 236 curtidas, 50 compartilhamentos e 90 comentários.

“Desenvolver uma linguagem mais descontraída em nossos canais próprios, tais como redes, blogs, etc., nos aproxima ainda mais de nossos clientes”, comenta Flávia Zulzke. “Além de entreter nosso passageiro, as ações demonstram nosso interesse em fideliza-lo.” Veja abaixo o anúncio.





Cerca de 15 dias depois, a Avianca publicou o resultado e multiplicou o alcance. O post somou 1,1 mil curtidas, 100 compartilhamentos e 128 comentários. Confira:



Cada vez mais comum na fanpage da aérea, posts com uma levada mais “cool” são outra investida na rede social. A Turma da Mônica, por sinal, já apareceu por lá com uma “língua enrolada” já conhecida pelos fãs, que aliás, renderam mais de cinco mil curtidas à empresa.



RESULTADOS
Para a gerente da Avianca, o resultado para a marca é enorme. “Além de gerar mídia espontânea e todos os clientes postarem a ação em suas paginas, viralizando a ação e, por consequência, a marca, ganhamos cada vez mais a simpatia dos nossos clientes”, completa. Flávia também adianta que a companhia reserva novidades com o mesmo perfil para o Natal.

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