Aéreas americanas crescem em pontualidade e queixas
O Departamento de Transportes Americano (DOT) divulgou os índices das empresas aéreas americanas para setembro deste ano: a pontualidade chegou a 86,5%, contra 81,1% em setembro de 2014 e 80,3% em agosto de 2015. Segundo o DOT, foi o quarto maior índice de pontualidade da indústria
O Departamento de Transportes Americano (DOT) divulgou os índices das empresas aéreas americanas para setembro deste ano: a pontualidade chegou a 86,5%, contra 81,1% em setembro de 2014 e 80,3% em agosto de 2015. Segundo o DOT, foi o quarto maior índice de pontualidade da indústria em 249 meses e o segundo maior para os meses de setembro.
As companhias com maiores índices de pontualidade foram a Delta Air Lines (90,5%), Alaska Airlines (88,7%) e Southwest Airlines (87,8%). As que tiveram os menores índices foram a Spiriti Airlines (76,7%), a Jet Blue Airways (80%) e a Hawaiian Airlines (84,2%).
O índice de cancelamento de voos em setembro foi de apenas 0,4%, o menos nos 249 meses de estatísticas do DOT. As empresas que mais cancelaram voos foram a Envoy Air (1,7%), Skywest (0,7%) e Spirit Airlines (0,7%). As que tiveram menos cancelamentos foram a Delta Air Lines (0% ou apenas seis voos cancelados em setembro), Alaska Airlines (0,2%) e Virgin America (0,2%).
QUEIXAS
Apesar da pontualidade, o número de reclamações contra as empresas aéreas americanas também cresceu. De janeiro a setembro deste ano o DOT recebeu 15,8 mil reclamações de consumidores, contra 12,3 mil no mesmo período do ano passado. Somente em setembro, foram 1,86 mil queixas, contra 1,16 mil no mesmo mês do ano passado e 2,2 mil em agosto deste ano.
As principais queixas foram “problemas com o voo”, “overbooking”, “reservas, emissão e embarque”, “tarifas”, “reembolsos”, “bagagem” e “atendimento ao cliente”. A empresa com maior reclamações é a American Airlines, com 2,9 mil, mas com baixo índice de queixas por 100 mil (3,51). O menor índice é o da Alaska Airlines (0,5) e da Southwest (0,55) e os maiores da Spirit (11,93 por 100 mil) e da Frontier (9,35). O índice da Delta é de 0,76 por 100 mil e da United 2,97 por 100 mil.
Confira mais dados da aviação americana em www.transportation.gov/airconsumer/air-travel-consumer-report.
As companhias com maiores índices de pontualidade foram a Delta Air Lines (90,5%), Alaska Airlines (88,7%) e Southwest Airlines (87,8%). As que tiveram os menores índices foram a Spiriti Airlines (76,7%), a Jet Blue Airways (80%) e a Hawaiian Airlines (84,2%).
O índice de cancelamento de voos em setembro foi de apenas 0,4%, o menos nos 249 meses de estatísticas do DOT. As empresas que mais cancelaram voos foram a Envoy Air (1,7%), Skywest (0,7%) e Spirit Airlines (0,7%). As que tiveram menos cancelamentos foram a Delta Air Lines (0% ou apenas seis voos cancelados em setembro), Alaska Airlines (0,2%) e Virgin America (0,2%).
QUEIXAS
Apesar da pontualidade, o número de reclamações contra as empresas aéreas americanas também cresceu. De janeiro a setembro deste ano o DOT recebeu 15,8 mil reclamações de consumidores, contra 12,3 mil no mesmo período do ano passado. Somente em setembro, foram 1,86 mil queixas, contra 1,16 mil no mesmo mês do ano passado e 2,2 mil em agosto deste ano.
As principais queixas foram “problemas com o voo”, “overbooking”, “reservas, emissão e embarque”, “tarifas”, “reembolsos”, “bagagem” e “atendimento ao cliente”. A empresa com maior reclamações é a American Airlines, com 2,9 mil, mas com baixo índice de queixas por 100 mil (3,51). O menor índice é o da Alaska Airlines (0,5) e da Southwest (0,55) e os maiores da Spirit (11,93 por 100 mil) e da Frontier (9,35). O índice da Delta é de 0,76 por 100 mil e da United 2,97 por 100 mil.
Confira mais dados da aviação americana em www.transportation.gov/airconsumer/air-travel-consumer-report.