Mesmo com cortes, AF-KLM crescerá 1,5% no inverno
A Air France-KLM divulga sua programação para o inverno europeu 2015-2016. Entre 25 de outubro e 26 de março, a capacidade total do grupo irá crescer 1,5% em oferta em comparação ao mesmo período do ano passado.
Em meio a greves de funcionários e possíveis demissões, a Air France-KLM divulga sua programação para o inverno europeu 2015-2016. Entre 25 de outubro e 26 de março, a capacidade total do grupo crescerá 1,5% em oferta, em comparação ao mesmo período do ano passado. Enquanto diversas regiões do mundo ganharão frequências adicionais, o Brasil passará por uma reformulação na malha.
Parte desse crescimento se deve às operações da malha de passageiros de longa distância (+1,7%) e pela low cost Transavia (+9,1%). Parte da estratégia é reduzir as operações de médio curso em 1,8%.
No Brasil, o grupo franco-holandês irá reduzir as operações para Rio de Janeiro (11 voos semanais) com um Boeing 787 Dreamliner da KLM, São Paulo (13 voos semanais, exceto no Natal) e a rota para Brasília terá uma aeronave com 100 assentos a menos. O B777-200 (309 lugares) dará lugar a um A320 (208 assentos).
Por outro lado, mercados vizinhos foram expandidos para o período de inverno europeu. Bogotá e Cali, na Colômbia, a partir de Amsterdam-Schiphol, terão três frequências semanais cada, complementando o voo diário da Air France entre Paris e Bogotá. A KLM irá aumentar sua oferta para quatro saídas por semana em Buenos Aires e Santiago.
AMÉRICA DO NORTE
Diferente da América do Sul, em que o maior País do continente perdeu frequências, o grupo franco-holandês amplia a capacidade nos Estados Unidos com rotas entre os dois hubs de ambas as transportadoras e no centro de conexões da Delta em Atlanta, bem como na Costa Oeste americana. Serão 56 voos semanais para a cidade norte-americana como parte do joint venture transatlântico.
Para o Oeste, Paris-Los Angeles terá um voo adicional operado três por semana. A cidade de Boston terá uma nova saída diária a partir de Paris-Charles de Gaulle.
O Canadá ganhará três frequências semanais no inverno europeu para Vancouver a partir de Paris e Edmonton por Amsterdam. O acordo com a Westjet permite o acesso a 38 rotas.
AMÉRICA CENTRAL E CARIBE
A partir de janeiro do ano que vem, a Air France terá três voos semanais para a Cidade do México com um A380. Em março, a aeronave conectará as duas cidades diariamente. Para a Cidade do Panamá, a Air France incrementa a malha com seis voos semanais.
Já a partir do primeiro mês de 2016, a capital cubana, Havana, ganhará uma frequência adicional por semana tanto em Paris quanto em Amsterdãm. Para as Antilhas francesa e holandesa, as companhias acrescentarão assentos adicionais entre dezembro e março para Saint Martin, Fort de France, Pointe-à-Pitre, Aruba e Bonaire.
ÁSIA E ORIENTE MÉDIO
Dada a baixa demanda no Japão, a Air France-KLM suspenderá os voos para Fukuoka a partir de 5 de janeiro de 2016. Além disso, haverá menos frequências para Tóquio, ainda não detalhadas em números. A francesa opera dez serviços semanais para a cidade japonesa. Ainda, Osaka passará por um corte, passando por até seis saídas na semana pela francesa e até cinco pela holandesa.
No sudeste asiático, a Air France anula seus serviços para Kuala Lumpur (Malásia) a partir do Aeroporto de Paris-Charles de Gaulle. O destino, porém, ainda será operado pela KLM de Amsterdam-Schiphol diariamente. Na Índia, a francesa amplia sua capacidade para Bangalore com seis voos semanais operados pelo Boeing 777-200.
Referente ao Oriente Médio, a KLM inaugurará o novo Boeing 787 em três destinos: Abu Dhabi, Bahrain e Dubai.
ÁFRICA E OCEANO ÍNDICO
Dentro do continente africano, Air France e KLM aumentarão a oferta para Luanda (Angola) em seus voos semanais. Para a época de Natal, Abidjan (Costa do Marfim) terá uma quarta frequência operada com um A380. A rota para Madagascar terá um Boeing 777-200 entre novembro e dezembro deste ano.
O leste africano ganhará novos voos circulares para Kilimanjaro, Dar es Salaam (Tanzânia), Kigali (Ruanda) e Entebbe (Uganda). Os números, porém, não foram divulgados pelo grupo, que destaca o crescimento da KLM na região mesmo com a redução de voos diretos.
EUROPA
Com operação classificada como “estável” no velho continente, a Air France anuncia a suspensão dos serviços para Vigo (Espanha), Verona (Itália) e Stavanger (Noruega).
A low cost Transavia acredita em destinos populares dentro da Europa. No total, a companhia aérea servirá 72 destinos em 24 países. Neste inverno, três novos Boeing 737-800 serão entregues, totalizando 49 aeronaves até o final da temporada. A operação será ampliada, ainda que sem mais detalhes, para Barcelona (Espanha), Berlim (Alemanha), Viena (Áustria), Eindhoven (Holanda), Copenhague (Dinamarca), Innsbruck, Salzburg (Áustria) Thessalonica (Grécia), Tel Aviv (Israel), Bari (Itália), Paris-Orly (França) e Larnaca (Chipre).
Parte desse crescimento se deve às operações da malha de passageiros de longa distância (+1,7%) e pela low cost Transavia (+9,1%). Parte da estratégia é reduzir as operações de médio curso em 1,8%.
No Brasil, o grupo franco-holandês irá reduzir as operações para Rio de Janeiro (11 voos semanais) com um Boeing 787 Dreamliner da KLM, São Paulo (13 voos semanais, exceto no Natal) e a rota para Brasília terá uma aeronave com 100 assentos a menos. O B777-200 (309 lugares) dará lugar a um A320 (208 assentos).
Por outro lado, mercados vizinhos foram expandidos para o período de inverno europeu. Bogotá e Cali, na Colômbia, a partir de Amsterdam-Schiphol, terão três frequências semanais cada, complementando o voo diário da Air France entre Paris e Bogotá. A KLM irá aumentar sua oferta para quatro saídas por semana em Buenos Aires e Santiago.
AMÉRICA DO NORTE
Diferente da América do Sul, em que o maior País do continente perdeu frequências, o grupo franco-holandês amplia a capacidade nos Estados Unidos com rotas entre os dois hubs de ambas as transportadoras e no centro de conexões da Delta em Atlanta, bem como na Costa Oeste americana. Serão 56 voos semanais para a cidade norte-americana como parte do joint venture transatlântico.
Para o Oeste, Paris-Los Angeles terá um voo adicional operado três por semana. A cidade de Boston terá uma nova saída diária a partir de Paris-Charles de Gaulle.
O Canadá ganhará três frequências semanais no inverno europeu para Vancouver a partir de Paris e Edmonton por Amsterdam. O acordo com a Westjet permite o acesso a 38 rotas.
AMÉRICA CENTRAL E CARIBE
A partir de janeiro do ano que vem, a Air France terá três voos semanais para a Cidade do México com um A380. Em março, a aeronave conectará as duas cidades diariamente. Para a Cidade do Panamá, a Air France incrementa a malha com seis voos semanais.
Já a partir do primeiro mês de 2016, a capital cubana, Havana, ganhará uma frequência adicional por semana tanto em Paris quanto em Amsterdãm. Para as Antilhas francesa e holandesa, as companhias acrescentarão assentos adicionais entre dezembro e março para Saint Martin, Fort de France, Pointe-à-Pitre, Aruba e Bonaire.
ÁSIA E ORIENTE MÉDIO
Dada a baixa demanda no Japão, a Air France-KLM suspenderá os voos para Fukuoka a partir de 5 de janeiro de 2016. Além disso, haverá menos frequências para Tóquio, ainda não detalhadas em números. A francesa opera dez serviços semanais para a cidade japonesa. Ainda, Osaka passará por um corte, passando por até seis saídas na semana pela francesa e até cinco pela holandesa.
No sudeste asiático, a Air France anula seus serviços para Kuala Lumpur (Malásia) a partir do Aeroporto de Paris-Charles de Gaulle. O destino, porém, ainda será operado pela KLM de Amsterdam-Schiphol diariamente. Na Índia, a francesa amplia sua capacidade para Bangalore com seis voos semanais operados pelo Boeing 777-200.
Referente ao Oriente Médio, a KLM inaugurará o novo Boeing 787 em três destinos: Abu Dhabi, Bahrain e Dubai.
ÁFRICA E OCEANO ÍNDICO
Dentro do continente africano, Air France e KLM aumentarão a oferta para Luanda (Angola) em seus voos semanais. Para a época de Natal, Abidjan (Costa do Marfim) terá uma quarta frequência operada com um A380. A rota para Madagascar terá um Boeing 777-200 entre novembro e dezembro deste ano.
O leste africano ganhará novos voos circulares para Kilimanjaro, Dar es Salaam (Tanzânia), Kigali (Ruanda) e Entebbe (Uganda). Os números, porém, não foram divulgados pelo grupo, que destaca o crescimento da KLM na região mesmo com a redução de voos diretos.
EUROPA
Com operação classificada como “estável” no velho continente, a Air France anuncia a suspensão dos serviços para Vigo (Espanha), Verona (Itália) e Stavanger (Noruega).
A low cost Transavia acredita em destinos populares dentro da Europa. No total, a companhia aérea servirá 72 destinos em 24 países. Neste inverno, três novos Boeing 737-800 serão entregues, totalizando 49 aeronaves até o final da temporada. A operação será ampliada, ainda que sem mais detalhes, para Barcelona (Espanha), Berlim (Alemanha), Viena (Áustria), Eindhoven (Holanda), Copenhague (Dinamarca), Innsbruck, Salzburg (Áustria) Thessalonica (Grécia), Tel Aviv (Israel), Bari (Itália), Paris-Orly (França) e Larnaca (Chipre).