Artur Luiz Andrade   |   22/05/2015 12:11

Aéreo mais barato faz demanda subir 3% em abril

A demanda por viagens de avião dentro do País avançou 3,09% em abril em relação ao mesmo mês do ano passado. A taxa de ocupação manteve-se acima dos 80%, chegando a 80,94%, desempenho 1,4 ponto percentual acima do registrado no ano anterior.

A demanda por viagens de avião dentro do País avançou 3,09% em abril em relação ao mesmo mês do ano passado. A taxa de ocupação manteve-se acima dos 80%, chegando a 80,94%, desempenho 1,4 ponto percentual acima do registrado no ano anterior. No mês, a oferta foi levemente ampliada em 1,31% na mesma base de comparação. As estatísticas correspondem à consolidação dos dados operacionais das integrantes da Associação Brasileira das Empresas Aéreas (Abear), integrada por Avianca, Azul, Gol e Tam.

“Cada empresa segue sua estratégia, mas de maneira geral isso corresponde a dizer que o setor tem praticado preços muito atrativos, abaixo da média de um ano atrás, para captar os clientes que, de outra forma, desistiriam das viagens”, analisou o presidente da Abear, Eduardo Sanovicz. “As informações que recebemos das empresas é que se nota alguma reação do público corporativo, mas ainda aquém do normal”, acrescenta. “Então, se pelo lado das receitas do setor o que descrevemos é um cenário desafiador para as companhias, especialmente durante a baixa temporada, pelo lado da oportunidade a mensagem para os consumidores é muito clara: esse é um excelente momento para se viajar de avião”.

A quantidade de passageiros transportados em voos domésticos avançou 6,39% sobre abril de 2014, somando pouco mais de oito milhões de viajantes.

TAM E GOL
A Tam, com 36,87%, e a Gol, com 36,81%, mantiveram disputada liderança no doméstico. A Azul veio em terceiro lugar, com 16,97% da demanda, enquanto a Avianca teve 9,34% de market share.

“A parcela do segmento internacional correspondente às operações das companhias brasileiras apresentou em abril resultados que refletem o mesmo cenário doméstico. Com uma oferta em expansão mais forte, todavia, nem mesmo os estímulos ao consumo proporcionaram a manutenção das taxas de ocupação”, analisa o consultor-técnico da Abear Maurício Emboaba.

Traduzindo: a oferta foi ampliada em 13,46%, para uma demanda que cresceu menos que isso, apenas 8,24%. Essa diferença de ritmo levou a uma queda no fator de aproveitamento de 3,81 pontos percentuais, que foi de 78,97% no mês. O total de passageiros transportados aumentou 11,81%, somando 565 mil viajantes nos voos internacionais.

Em participação de mercado, a Tam liderou com 78,6% de share, seguida da Gol, com 13,81%, e da Azul, com 8,08%.

CARGAS
Em abril de 2015 as associadas Abear transportaram 28,054 milhões de quilos de carga doméstica (não inclui bagagem despachada pelos passageiros). O total é 10,41% inferior ao registrado em abril de 2014. No segmento internacional o total chegou a 15,648 milhões de quilos, em alta de 14,66% no mesmo período.

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados