Maria Izabel Reigada   |   26/01/2015 14:58

Oferta pública de ações da Aena é marcada para 11/2

Na semana passada, o governo espanhol aprovou a privatização de parte da Aena, administradora aeroportuária da Espanha, que terá 49% de suas ações comercializadas na Bolsa de Valores da

Na semana passada, o governo espanhol aprovou a privatização de parte da Aena, administradora aeroportuária da Espanha, que terá 49% de suas ações comercializadas na Bolsa de Valores da Espanha. Segundo a ministra de Fomento da Espanha, Ana Pastor, a Aena continuará sendo uma empresa pública, e seus profissionais, funcionários públicos. A ministra reforçou que a entrada de investidores privados fortalecerá a gestão da companhia e a sustentabilidade do modelo aeroportuário, segundo declarações publicadas pela imprensa espanhola.

O Conselho de Ministro que estudava a venda de parte da empresa anunciou ainda que serão colocadas na Bolsa de Valores da Espanha 28% do capital da Aena, destinadas a investidores institucionais e particulares, uma vez que os restantes 21% serão distribuídos entre os três investidores que formaram o núcleo estável de acionistas no último mês de outubro: Ferrovial, Corporación Financiera Alba e The Children´s Investment Fund. Assim, 49% das ações estarão com a iniciativa privada e os 51% restantes permanecem com o governo espanhol.

A Comissão Nacional de Mercado de Valores, equivalente à CVM brasileira, marcou para 11 de fevereiro a oferta pública de venda das ações. Hoje, tem início o roadshow pela Espanha e principais centros financeiros da Europa e dos Estados Unidos para apresentação da empresa a possíveis investidores. Segundo a ministra do Fomento da Espanha, o Documento de Regulação Aeroportuária garantirá o interesse geral dos usuários aeroportuários, uma vez que estabelece o congelamento das taxas aeroportuárias até 2025. No ano passado, os aeroportos administrados pela Aena somaram quase 200 milhões de passageiros.

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados