Artur Luiz Andrade   |   09/09/2014 19:26

Novo 737 MAX da Boeing terá até 200 assentos

A Boeing lançou o mais novo modelo da família 737 MAX 200, ao mesmo tempo em que anunciou o pedido de 100 aeronaves pela low cost Ryanair. A companhia europeia será a primeira a usar o novo modelo, uma variável do 737 MAX 8, com o diferencial de poder acomodar 200 passageiros.

A Boeing lançou o mais novo modelo da família 737 MAX 200, ao mesmo tempo em que anunciou o pedido de 100 aeronaves pela low cost Ryanair. A companhia europeia será a primeira a usar o novo modelo, uma variável do 737 MAX 8, com o diferencial de poder acomodar 200 passageiros. Além da capacidade ao limite, aumentando o potencial de receita, a nova aeronave terá 20% mais eficiência no uso de combustível, comparada a modelos de um corredor em operação atualmente.

Além desse pedido inicial, avaliado em US$ 11 bilhões, a Ryanair tem opção de compra de outros 100 737 MAX 200.

“A Ryanair está orgulhosa e honrada em se tornar a operadora líder dos Beoing 737 MAX 200, verdadeiros game changers na indústria, o que vai ampliar nossa frota para 520 aeronaves até 2024 e criar mais três mil empregos para pilotos, tripulantes e engenheiros na Europa, além de permitir um crescimento de tráfego de 82 milhões de passageiros no ano passado para mais de 150 milhões em 2024”, disse o CEO da Ryanair, Michael O´Leary.

“Também essas aeronaves irão permitir que reduzamos nossos custos e tarifas, e ao mesmo tempo melhorar a experiência do cliente, com mais espaço para as pernas e o Boeing Sky Interior. Enquanto muitas empresas aéreas de bandeira cortam capacidade em rotas de curta distância, a Ryanair espera usar os 737 MAX 200 para crescer ainda mais em diversos aeroportos primários europeus”. A Ryanair optou por uma configuração de 197 assentos, com pitch de mais de 30 polegadas.

A Boeing afirma ter desenvolvido o 737 MAX 200 em resposta às necessidades do setor de aéreas low cost, um dos que crescem mais rapidamente e que devem responder por 35% da capacidade mundial de empresas aéreas de um corredor até 2033. Enquanto o produto principal dos aviões de corredor único continuará sendo o modelo para 160 passageiros, o 737 MAX 200 oferecerá a empresas como a Ryanair 11 assentos adicionais para receita potencial e até 5% de economia nos custos operacionais, em relação ao MAX 8.

“O 737 MAX 200 é o produto perfeito para a Ryanair, oferecendo eficiência, 20% menos emissões, mais receitas e um nível alto de conforto ao passageiro”, disse o presidente e CEO da Boeing, Ray Conner.


O aumento da capacidade para até 200 assentos foi possível devido a mudanças, como uma porta de acesso no meio do avião, novas áreas de galley e uma extensão 2,2 metros maior que o concorrente Airbus 320neo.

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