Para Iata, economia ofuscou efeitos da Copa no Brasil
Dados divulgados pela Iata referentes ao tráfego aéreo mundial (doméstico e internacional) em junho mostram uma leve desacelerada no crescimento da demanda, em relação a maio.
Dados divulgados pela Iata referentes ao tráfego aéreo mundial (doméstico e internacional) em junho mostram uma leve desacelerada no crescimento da demanda, em relação a maio. A receita de passageiro por quilômetro (RPK) aumentou 4,7% sobre junho de 2013, enquanto em maio o incremente havia sido de 6,2%. A capacidade geral cresceu 5% e a ocupação ficou em 81,5%. O CEO da Iata, Tony Tyler, destacou instabilidades econômicas e políticas como causadoras da desaceleração.
No internacional, o RPK de junho subiu 5,5% e a oferta 5,7%. No doméstico (ou seja, levando-se em conta o movimento interno de cada país), o aumento de RPK foi de 3,4% em junho. Já o da oferta ficou em 3,8%.
Ao analisar a demanda doméstica brasileira, que praticamente ficou estagnada na comparação de junho de 2014 com junho de 2013, a Iata diz que apesar de sediar a Copa do Mundo, a economia do País tem feito muito pouco para incentivar as viagens de avião, com a inflação subindo e a confiança do consumidor caindo.
Na Europa, o tráfego internacional cresceu 5,6%, o que mostra a recuperação econômica regional. Na Ásia, com aumento de 4,9%, os melhores prognósticos ficam com a China.
Na América do Norte, a oferta internacional cresceu 5,9% e a demanda apenas 3,1%, causando queda de 2,2 pontos na ocupação, que mesmo assim ficou em um patamar alto, 85,1%.
Na América Latina, o crescimento internacional foi de 7,1% na demanda e de 6,6% na oferta.
EBOLA E GUERRAS
Os desafios atuais para a aviação mundial são as guerras no Oriente Médio e na Rússia, a crise econômica na Argentina e o surto de Ebola na África Ocidental.Segundo a Iata, todos fatores com potencial para inibir a demanda. A associação ainda se mostra otimista para que 2014 termine com crescimento sobre 2013.
No internacional, o RPK de junho subiu 5,5% e a oferta 5,7%. No doméstico (ou seja, levando-se em conta o movimento interno de cada país), o aumento de RPK foi de 3,4% em junho. Já o da oferta ficou em 3,8%.
Ao analisar a demanda doméstica brasileira, que praticamente ficou estagnada na comparação de junho de 2014 com junho de 2013, a Iata diz que apesar de sediar a Copa do Mundo, a economia do País tem feito muito pouco para incentivar as viagens de avião, com a inflação subindo e a confiança do consumidor caindo.
Na Europa, o tráfego internacional cresceu 5,6%, o que mostra a recuperação econômica regional. Na Ásia, com aumento de 4,9%, os melhores prognósticos ficam com a China.
Na América do Norte, a oferta internacional cresceu 5,9% e a demanda apenas 3,1%, causando queda de 2,2 pontos na ocupação, que mesmo assim ficou em um patamar alto, 85,1%.
Na América Latina, o crescimento internacional foi de 7,1% na demanda e de 6,6% na oferta.
EBOLA E GUERRAS
Os desafios atuais para a aviação mundial são as guerras no Oriente Médio e na Rússia, a crise econômica na Argentina e o surto de Ebola na África Ocidental.Segundo a Iata, todos fatores com potencial para inibir a demanda. A associação ainda se mostra otimista para que 2014 termine com crescimento sobre 2013.