Aéreas europeias são contra acordo Alitalia-Etihad
A Europa levantou vozes contra o acordo Alitalia-Etihad, tendo na frente British Airways, Lufthansa e Air France. O assunto principal é que não basta a maioria acionária da Alitalia, para que a companhia aérea continu
A Europa levantou vozes contra o acordo Alitalia-Etihad, tendo na frente British Airways, Lufthansa e Air France. O assunto principal é que não basta a maioria acionária da Alitalia, para que a companhia aérea continue a ser europeia. O controle deve permanecer na Europa, se a Alitalia não quiser violar o regulamento 1008/2008. Deter 51% do capital não é o suficiente, dizem as outras companhias, porque o importante é manter a direção da sociedade, afirma Bruxelas.
Já o governo italiano responde que a operação Alitalia-Etihad é industrial, sem ajuda do Estado. Portanto, a União Europeia não deveria tomar partido. Bruxelas, no entanto, pede às autoridades italianas que deram licença ao "casamento"das duas companhias aéreas de tão diferentes culturas, um tempo para análise de novos documentos que possam ser importantes.
É preciso lembrar: já houve dois casos semelhantes, e um deles foi o investimento da Etihad no capital da Air Berlin. A guerra nos céus começa agora.
Já o governo italiano responde que a operação Alitalia-Etihad é industrial, sem ajuda do Estado. Portanto, a União Europeia não deveria tomar partido. Bruxelas, no entanto, pede às autoridades italianas que deram licença ao "casamento"das duas companhias aéreas de tão diferentes culturas, um tempo para análise de novos documentos que possam ser importantes.
É preciso lembrar: já houve dois casos semelhantes, e um deles foi o investimento da Etihad no capital da Air Berlin. A guerra nos céus começa agora.