Air Berlin inicia reestruturação, apoiada pela Etihad
A Etihad Airways apoiou a decisão da Air Berlin de acelerar sua mudança estrutural para atingir lucratividade sustentável e contratar um diretor executivo de Reestruturação.
A Etihad Airways apoiou a decisão da Air Berlin de acelerar sua mudança estrutural para atingir lucratividade sustentável e contratar um diretor executivo de Reestruturação. A companhia aérea alemã anunciou uma revisão estratégica de seu modelo de negócios, “com objetivo predominante de se reestruturar e elaborar um formato de operação mais robusta e adequada para a finalidade nas atuais condições competitivas do mercado”.
Em apoio a essa reestruturação, a Etihad Airways, companhia aérea nacional dos Emirados Árabes Unidos (EAU), assinará um título perpétuo conversível garantido de 300 milhões de euros com 8% subordinados.”Isso fará parte de uma recapitalização, com o objetivo de fortalecer e ajudar na reorganização da estrutura do capital da Air Berlin e garantirá melhores perspectivas de longo prazo para o negócio e seus acionistas”, diz a Etihad em comunicado. A participação da Etihad Airways na empresa alemã ficará inalterada em 29,21%. A Air Berlin emitirá mais um título de, no mínimo, 50 milhões de euros para fins de financiamento corporativo geral.
James Hogan, presidente e CEO da Etihad Airways, reafirma que a companhia aérea era investidora minoritária estratégica na Air Berlin e continua confiante e comprometida no longo prazo: “a Air Berlin claramente está em uma posição muito desafiadora. Entretanto, temos confiança de que os negócios estão caminhando na direção certa e podem se recuperar, mas é necessária uma reestruturação acelerada e fundamental. A companhia aérea tem todo o nosso apoio neste processo, estamos aqui no longo prazo – para a Air Berlin, para os viajantes e para a comunidade”, afirmou.
Ao explicar os méritos da estratégia de investimento acionário da Etihad Airways na Alemanha, o executivo comenta que esta parceria também tem benefícios muito claros para a Etihad Airways. Quando a companhia aérea dos EAU se associou à Air Berlin, em 2011, operava apenas 25 voos por semana para três destinos. Em uma só transação na época, por menos do que o custo de um avião de fuselagem larga, a Etihad Airways ganhou acesso a mais de 30 milhões de passageiros e uma rede europeia combinada de 228 destinos em 84 países.
“Atualmente, o panorama é muito diferente e a Alemanha está no centro de nossa rede de rotas da Europa”, revela Hogan. Depois de apenas dois anos, as duas companhias aéreas operam 56 voos semanais e, em 2013, transportaram mais de 560 mil passageiros em ambas as redes, o que representa um aumento de 75,3% em 2012, gerando mais de 200 milhões de euros em novas receitas. “A airberlin é a maior contribuidora de passageiros para a rede de rotas global da Etihad Airways”, finalizou o CEO da Etihad Airways.
Em apoio a essa reestruturação, a Etihad Airways, companhia aérea nacional dos Emirados Árabes Unidos (EAU), assinará um título perpétuo conversível garantido de 300 milhões de euros com 8% subordinados.”Isso fará parte de uma recapitalização, com o objetivo de fortalecer e ajudar na reorganização da estrutura do capital da Air Berlin e garantirá melhores perspectivas de longo prazo para o negócio e seus acionistas”, diz a Etihad em comunicado. A participação da Etihad Airways na empresa alemã ficará inalterada em 29,21%. A Air Berlin emitirá mais um título de, no mínimo, 50 milhões de euros para fins de financiamento corporativo geral.
James Hogan, presidente e CEO da Etihad Airways, reafirma que a companhia aérea era investidora minoritária estratégica na Air Berlin e continua confiante e comprometida no longo prazo: “a Air Berlin claramente está em uma posição muito desafiadora. Entretanto, temos confiança de que os negócios estão caminhando na direção certa e podem se recuperar, mas é necessária uma reestruturação acelerada e fundamental. A companhia aérea tem todo o nosso apoio neste processo, estamos aqui no longo prazo – para a Air Berlin, para os viajantes e para a comunidade”, afirmou.
Ao explicar os méritos da estratégia de investimento acionário da Etihad Airways na Alemanha, o executivo comenta que esta parceria também tem benefícios muito claros para a Etihad Airways. Quando a companhia aérea dos EAU se associou à Air Berlin, em 2011, operava apenas 25 voos por semana para três destinos. Em uma só transação na época, por menos do que o custo de um avião de fuselagem larga, a Etihad Airways ganhou acesso a mais de 30 milhões de passageiros e uma rede europeia combinada de 228 destinos em 84 países.
“Atualmente, o panorama é muito diferente e a Alemanha está no centro de nossa rede de rotas da Europa”, revela Hogan. Depois de apenas dois anos, as duas companhias aéreas operam 56 voos semanais e, em 2013, transportaram mais de 560 mil passageiros em ambas as redes, o que representa um aumento de 75,3% em 2012, gerando mais de 200 milhões de euros em novas receitas. “A airberlin é a maior contribuidora de passageiros para a rede de rotas global da Etihad Airways”, finalizou o CEO da Etihad Airways.