Artur Luiz Andrade   |   10/10/2013 10:58

SAC reconhece que tributação é pesada sobre aviação

O ministro Moreira Franco fez a mea culpa por parte do governo e destacou a necessidade de redução da carga tributária do setor aéreo

O Comitê Técnico de Operações Especiais da Comissão Nacional de Autoridades Aeroportuárias (Conaer), que passa a contar com a Embratur, inicia, sob a coordenação pela Secretaria de Aviação Civil, a elaboração de um plano logístico para o deslocamento de turistas nos aeroportos brasileiros durante a Copa do Mundo 2014. A missão do grupo será preparar detalhes de deslocamento de diferentes públicos durante a competição, tais como como chefes de Estado, atletas e torcedores. O Comitê Técnico também irá fazer um planejamento específico para os voos charter.

O presidente da Embratur, Flávio Dino, voltou a bater na tecla dos custos da passagem aérea no País. Para ele “é necessário dialogar com as empresas em relação às tarifas aéreas, a fim de evitar a cobrança de preços abusivos”. “Temos de lembrar que os olhos do mundo inteiro estarão voltados para o Brasil. Qualquer evento, positivo ou negativo, terá repercussão internacional instantânea. E o quesito preço de nossas ofertas turísticas é um ponto a estarmos atentos”.

O ministro Moreira Franco, da Secretaria de Aviação Civil (SAC), porém, fez a mea culpa por parte do governo e destacou a necessidade de redução da carga tributária do setor, como forma de baratear custos. “Um avião que decola em Guarulhos para um outro aeroporto brasileiro já sai com 30% a mais de carga tributária em relação a um avião que viaja ao exterior”, afirmou Moreira Franco. O motivo é a isenção de diversos tributos em voos para o Exterior, para seguir normas assinadas pelo Brasil em acordos internacionais.

Dino atentou ainda para o fato de que será a primeira Copa em muitos anos em que a conexão aérea deve ser o principal modal de transporte. Isso porque, tanto na África do Sul quanto na Alemanha, a maior parte dos deslocamentos foi feita por via terrestre.

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados