Gestora aeroportuária da Espanha tem orçamento reduzido
A administradora de aeroportos espanhola Aena investiu cerca de 1,8 bilhão de euros a cada ano, em média, nos aeroportos que gerencia, entre 2000 e 2010, segundo informações divulgadas por seu diretor geral, Javier Marin
A administradora de aeroportos espanhola Aena investiu cerca de 1,8 bilhão de euros a cada ano, em média, nos aeroportos que gerencia, entre 2000 e 2010, segundo informações divulgadas por seu diretor geral, Javier Marin, durante a assembleia anual da Associação de Companhias Aéreas, nesta semana. Segundo ele, o crescimento médio no tráfego de passageiros nos últimos anos, superior a 5%, justificava os investimentos, embora o cenário atual tenha se alterado e a empresa enfrente alto endividamento.
“Entre 1991 e 2011 o tráfego aéreo foi multiplicado por três”, disse o diretor geral da Aena, enfatizando que muitos dos investimentos eram fundamentais, como a ampliação do Aeroporto de Barajas, em Madri, e dos aeroportos de Barcelona, Alicante e Málaga, no sul da Espanha. “Ninguém imaginava essa crise econômica. No momento em que nosso ciclo de investimentos foi concluído, nos encontramos com uma queda no número de passageiros domésticos, com redução no consumo e um nível de endividamento enorme diante dos investimentos anteriormente realizados”, explicou.
Segundo a ministra de Fomento da Espanha, Ana Pastor, no ano passado a dívida da Aena superava os 14 bilhões de euros. A Aena passa agora por um período de contenção de gastos, com orçamento previsto de 600 milhões de euros neste ano e plano quinquenal de investimentos de cerca de 400 milhões de euros a cada ano. As informações são do diário de notícias espanhol Hosteltur.
“Entre 1991 e 2011 o tráfego aéreo foi multiplicado por três”, disse o diretor geral da Aena, enfatizando que muitos dos investimentos eram fundamentais, como a ampliação do Aeroporto de Barajas, em Madri, e dos aeroportos de Barcelona, Alicante e Málaga, no sul da Espanha. “Ninguém imaginava essa crise econômica. No momento em que nosso ciclo de investimentos foi concluído, nos encontramos com uma queda no número de passageiros domésticos, com redução no consumo e um nível de endividamento enorme diante dos investimentos anteriormente realizados”, explicou.
Segundo a ministra de Fomento da Espanha, Ana Pastor, no ano passado a dívida da Aena superava os 14 bilhões de euros. A Aena passa agora por um período de contenção de gastos, com orçamento previsto de 600 milhões de euros neste ano e plano quinquenal de investimentos de cerca de 400 milhões de euros a cada ano. As informações são do diário de notícias espanhol Hosteltur.