Claudio Schapochnik   |   04/01/2013 13:57

Maioria dos paxs em Atlanta (EUA) faz check-in eletrônico

O uso do autosserviço pelos passageiros no aeroporto Hartsfield-Jackson, de Atlanta (Estados Unidos), o mais movimentado do mundo, alcançou altos índices em 2012: número recorde de 39% de passageiros fazendo o check-in pela internet

O uso do autosserviço pelos passageiros no aeroporto Hartsfield-Jackson, de Atlanta (Estados Unidos), o mais movimentado do mundo, alcançou altos índices em 2012: número recorde de 39% de passageiros fazendo o check-in pela internet. As soluções de check-in nos quiosques de autoatendimento e no celular foram usadas por 85% dos passageiros, evitando os balcões no aeroporto.

“Os passageiros do aeroporto de Atlanta foram os pioneiros na utilização do autosserviço e continuam a ultrapassar limites. O aumento do número de passageiros que utilizam os três canais de autoatendimento para check-in – sites, quiosques e celulares – ressalta a importância de uma abordagem multicanal de autosserviço que permite aos passageiros a escolha do serviço mais adequado para a sua viagem”, destaca o presidente da Sita para as Américas, Paul Houghton.

Apesar de a pesquisa apontar que os sites e quiosques estão crescendo na preferência dos clientes no aeroporto, há sinais de que estão atingindo um nível de estagnação. A expectativa é de que o check-in móvel continue em alta, já que houve uma duplicação no uso de 3%, em 2011, para 6% em 2012. No entanto, hoje, a solução de check-in móvel é utilizada por uma pequena parcela de passageiros em Atlanta, apesar de 75% possuírem um smartphone, o maior índice registrado de todos os seis aeroportos pesquisados.

O interesse em utilizar o celular para outras atividades relacionadas à viagem foi baixo entre os passageiros de Atlanta em comparação a outras partes do mundo. Apenas 45% querem reservar os bilhetes por meio do celular contra uma média global de 63%, enquanto a aquisição de outros serviços, como estacionamento, refeições ou up-grades era de interesse de 35% contra 54% globalmente.

A pesquisa apontou que houve mais interesse na busca de voos, com 71%, mas com uma média global de 80%, os passageiros de Atlanta estavam menos interessados do que os do resto do mundo. A atualização de voo em tempo real por meio do celular foi o único serviço avaliado que ficou acima da média global dos passageiros, com 91% em Atlanta, em comparação a média global de 89%.

Os números são da Sita/Air Transport World Passenger Self-Service Survey realizada nos seguintes aeroportos: Internacional de Abu Dhabi; Capital Internacional de Pequim; Internacional de Frankfurt; Hartsfield-Jackson, Atlanta; Internacional de Chhatrapati Shivaji, Mumbai; e Internacional de Guarulhos, São Paulo. A pesquisa usou como amostra 2.526 passageiros de mais de 70 países.

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