Aéreas devem ser multadas por emissões de CO2
Válida desde o início do ano, a política de cotas de emissões imposta às companhias aéreas com voos que partem ou chegam à Europa pela Comissão Europeia deverá começar a cobras suas primeiras multas.
Válida desde o início do ano, a política de cotas de emissões imposta às companhias aéreas com voos que partem ou chegam à Europa pela Comissão Europeia deverá começar a cobras suas primeiras multas. A Comissão Europeia ameaça com multas de até 500 mil euros as empresas aéreas chinesas e indianas que ainda não enviaram as informações sobre as emissões de CO2 e gases com efeito estufa que provocaram no ano passado. Segundo a Comissão, cerca de 1,2 mil companhias aéreas fizeram os trâmites, obrigatórios para a continuidade das operações na região, mas oito empresas chinesas e duas indianas ainda não enviaram os documentos.
O prazo para entrega desses informes terminou em 31 de março, segundo a Comissão Europeia. As empresas que voam para ou a partir da Europa têm quotas de limites de emissões permitidas a partir das quais começam a pagar por toneladas adicionais de CO2. Boa parte dos países que não participam da União Europeia queixou-se de medida, com destaque para os Estados Unidos, a Rússia, a China e a Índia, mas muitas empresas aéreas desses países já começaram a adquirir suas quotas. Segundo a Comissão Europeia, as oito companhias aéreas que ainda não enviaram seus informativos sobre emissões respondem por, aproximadamente, 3% do CO2 produzido pela aviação na Europa.
O prazo para entrega desses informes terminou em 31 de março, segundo a Comissão Europeia. As empresas que voam para ou a partir da Europa têm quotas de limites de emissões permitidas a partir das quais começam a pagar por toneladas adicionais de CO2. Boa parte dos países que não participam da União Europeia queixou-se de medida, com destaque para os Estados Unidos, a Rússia, a China e a Índia, mas muitas empresas aéreas desses países já começaram a adquirir suas quotas. Segundo a Comissão Europeia, as oito companhias aéreas que ainda não enviaram seus informativos sobre emissões respondem por, aproximadamente, 3% do CO2 produzido pela aviação na Europa.