Artur Luiz Andrade   |   08/10/2010 21:07

Alitalia não espera Tasf e diminui comissão no País

1%. É o que a Alitalia pagará aos agentes de viagens brasileiros como remuneração por venderem suas passagens a partir de 1º de novembro.

1% (um por cento). É o que a Alitalia pagará aos agentes de viagens brasileiros como remuneração por venderem suas passagens a partir de 1º de novembro. A companhia não esperou que a Iata divulgasse a data de sua ferramenta para a Tasf (Travel Agent Service Fee), que está sendo desenvolvida e será como a DU, com o passageiro pagando 7% do valor da tarifa. A empresa, dirigida no Brasil por Alessandro Innocenzi, e com direção comercial de Paulo Barbosa, também não anunciou se adotará a Tasf quando ela for disponibilizada pela Iata, mas disse que cobrará taxa de US$ 65 para a venda em seus canais diretos. A agência de viagens poderá cobrar de seu passageiro quanto achar necessário.

Os agentes de viagens e consolidadores foram avisados agora à noite, véspera de feriado, por meio de comunicado, com e-mail assinado pelo diretor Paulo Barbosa.

A Alitalia hoje faz parte do grupo Air France-KLM, que, segundo informações do mercado, seria a próxima a tomar essa medida.

Os líderes dos agentes buscam com urgência, além dos protestos, uma solução tecnológica para que as agências possam cobrar a taxa de serviço de seus passageiros, pois nem a ferramenta da Iata está pronta, nem é satisfatória pois implica em passar duas vezes o cartão de crédito dos clientes - pela tarifa e pela taxa.

O presidente da Abav, Carlos Alberto Amorim Ferreira, disse que há muito tempo a Air France-KLM vem tentando reduzir a tarifa e com a demora na solução da Iata decidiram pelo corte. E que a Alitalia o procurou esta semana, anunciando a medida, por orientação da matriz na Itália.

"Mesmo não satisfeitos com o fato de a Tam não cobrar a DU em seu site, ela cumpriu o acordo que fez com a Abav, apresentou a solução e cobramos DU de 7% no internacional, com uma transação de cartão de crédito. Vamos vender Tam", diz Kaká, que não descarta um boicote à companhia italiana. A crise do corte de comissão aparece às vésperas da Feira das Américas, que não conta com muita adesão de empresas aéreas. Medo de alguma reação?

A favor da Alitalia a cobrança dos US$ 65 também na internet, pois o comunicado diz que ela será implantada nos canais de venda direta, o que pressupõe também a internet. No caso da Tam, não há cobrança da DU no site da empresa aérea.

Leia o comunicado da Alitalia

"São Paulo, 08 de outubro de 2010.

Prezado Parceiro,

Todos nós, profissionais do turismo, temos acompanhado as mudanças pelas quais o cenário da aviação tem passado nos últimos anos. Ao mesmo tempo em que foram implementados notáveis progressos tecnológicos, como por exemplo o ETKT, deparamo-nos, por fazermos parte de uma indústria altamente competitiva, com situações dinâmicas no ambiente econômico-financeiro global. Todos esses fatos levaram as empresas aéreas, protagonistas desse cenário, a se adaptarem e a criarem novos procedimentos para assegurar a continuidade de suas operações.

Dentro dessas premissas, serve a presente para informar que é chegado o momento de nos adaptarmos a uma importante mudança.

Mantendo-se dentro das normas e legislação vigentes, e seguindo uma tendência mundial, a Alitalia informa que a partir de 01/11/2010, passará a vigorar uma nova estrutura tarifária baseada em “service fee” para as emissões de documentos de transporte aéreo 055.

Para compensar eventuais custos administrativos para a implementação do “service fee”, a Alitalia reconhecerá às agências IATA no Brasil, o percentual de 1% (um por cento) sobre cada bilhete 055 emitido sobre tarifas públicas iniciadas no Brasil em voos AZ/AP, durante um período a ser definido.

Para sua informação, a partir de 01/11/2010, Alitalia cobrará um “service fee” de USD 65,00 em seus canais de vendas diretas.

Cada agência poderá cobrar a taxa de serviço que julgar mais adequada.

Nossas equipes operacionais e comerciais ficarão totalmente a sua disposição, e terão o maior prazer em atendê-lo para a solução de quaisquer dúvidas. Certos de poder contar com sua irrestrita colaboração neste momento em que entra em vigor esta mudança histórica, aproveitamos para expressar nossos agradecimentos por sua compreensão e confiança.

Atenciosamente,
ALITALIA BRASIL"

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados