Claudio Schapochnik   |   28/05/2010 08:47

Infraero escolhe RJ para ser centro de telecomunicações

O Aeroporto Internacional do Rio de Janeiro/Galeão-Antonio Carlos Jobim foi escolhido como centro do Sistema Gerenciador de Telecomunicações Aeronáuticas da Infraero (SGTAI)

O Aeroporto Internacional do Rio de Janeiro/Galeão-Antonio Carlos Jobim foi escolhido como centro do Sistema Gerenciador de Telecomunicações Aeronáuticas da Infraero (SGTAI). Esse sistema, que já foi instalado no terminal, possibilita uma interligação via internet com toda a rede de mensagens aeronáuticas da estatal, “oferecendo maior segurança no caso de algum problema técnico”.

O SGTAI controla o tráfego de mensagens aeronáuticas de toda a rede, o que permite ao Galeão, como centro nacional de monitoração do sistema, ter uma interação direta com todas as localidades e empresas aéreas ligadas à Infraero. Além disso, estão sendo adquiridos novos no breaks com maior capacidade de estabilização, para eventuais quedas de energia.

Criado em 2002, o SGTAI é um sistema exclusivo da Infraero e possui, ao todo, 193 terminais de controle, distribuídos entre aeroportos e empresas privadas, e 56 terminais de interligação entre sistemas.

No Galeão, uma equipe de 11 profissionais é responsável pelo controle das informações, 24 horas por dia. Aproximadamente 20 mil mensagens passam pelo sistema diariamente, entre enviadas e recebidas.

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados