EXCLUSIVO: OceanAir adere à taxa DU em agosto
OceanAir adere à taxa DU
Com a concorrência já utilizando a taxa DU para remunerar o agente de viagens, a OceanAir é praticamente a última das principais companhias aéreas brasileiras a aderir ao sistema, lançado há quase dois anos pela Abav com a Tam. A partir de 1o de agosto o novo sistema de remuneração passa a valer nas vendas da OceanAir. Segundo o diretor executivo da empresa, Renato Pascowitch, as regras são as mesmas das congêneres: a DU será de R$ 30 ou 10% do bilhete, pagos diretamente pelo passageiro.
A companhia aérea também cobra na venda direta no call center, aeroporto e lojas, mas não na internet, onde não há venda assistida. “Não tem como cobrar uma taxa por um serviço que não é prestado”, explica ele.
Pascowitch acredita que o modelo DU já foi testado e aprovado pelo mercado. Seu sistema é o mesmo da Webjet, que já vem usando essa forma de remuneração há alguns meses. O acordo foi selado com o presidente da Abav, Carlos Alberto Amorim Ferreira, que já foi informado sobre a data de início da nova remuneração.
Segundo o diretor da OceanAir, o mercado vem respondendo bem à nova malha da companhia, lançada em 18 de maio. A empresa passou de 1,92% de market-share, em maio de 2008, para 2,88%, no mês passado, o que deve crescer em junho, pois maio pegou apenas 12 dias de nova malha. Pascowitch afirma, porém, que o momento é difícil, com intensa guerra tarifária.
Mesmo assim (ou por isso mesmo) parece que a tática das empresas menores tem dado certo. Somando o market-share de Azul (terceira no ranking), Webjet (4ª), OceanAir (5ª) e Trip (6ª), chega-se a 12,35% (em maio). Há pouco tempo, Tam e Gol somavam mais de 90% de market-share. A expectativa é que em junho esse número chegue a 14%. A pergunta é: até onde irá a guerra tarifária, que hoje oferece voos de Campinas ou Guarulhos para o Rio a R$ 49?
A companhia aérea também cobra na venda direta no call center, aeroporto e lojas, mas não na internet, onde não há venda assistida. “Não tem como cobrar uma taxa por um serviço que não é prestado”, explica ele.
Pascowitch acredita que o modelo DU já foi testado e aprovado pelo mercado. Seu sistema é o mesmo da Webjet, que já vem usando essa forma de remuneração há alguns meses. O acordo foi selado com o presidente da Abav, Carlos Alberto Amorim Ferreira, que já foi informado sobre a data de início da nova remuneração.
Segundo o diretor da OceanAir, o mercado vem respondendo bem à nova malha da companhia, lançada em 18 de maio. A empresa passou de 1,92% de market-share, em maio de 2008, para 2,88%, no mês passado, o que deve crescer em junho, pois maio pegou apenas 12 dias de nova malha. Pascowitch afirma, porém, que o momento é difícil, com intensa guerra tarifária.
Mesmo assim (ou por isso mesmo) parece que a tática das empresas menores tem dado certo. Somando o market-share de Azul (terceira no ranking), Webjet (4ª), OceanAir (5ª) e Trip (6ª), chega-se a 12,35% (em maio). Há pouco tempo, Tam e Gol somavam mais de 90% de market-share. A expectativa é que em junho esse número chegue a 14%. A pergunta é: até onde irá a guerra tarifária, que hoje oferece voos de Campinas ou Guarulhos para o Rio a R$ 49?