Azul passa Webjet e atinge mais de 4% do mercado
A Anac divulgou os dados comparativos das empresas aéreas em maio. A Azul se destacou e agora ocupa o terceiro lugar no mercado brasileiro
Os dados comparativos da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) do mês passado revelam que a Azul ocupa o terceiro lugar no ranking de market-share nas operações domésticas entre as companhias nacionais, ultrapassando a Webjet. A companhia de David Neeleman alcançou 4,16% de market-share, enquanto a empresa comandada por Wagner Ferreira chegou a 3,99%. Em abril deste ano, a Azul apresentava 3,62% market-share nas rotas domésticas e a Webjet tinha 3,7% mercado, ocupando até então o terceiro lugar na lista. Mesmo com a queda de uma posição no ranking, a Webjet teve um crescimento expressivo, já que, no mesmo período do ano passado, a aérea representava 1,9% da movimentação das rotas domésticas. A caçula Azul, por outro lado, iniciou as atividades em dezembro do ano passado, não possibilitando comparação de dados.
A Tam permanece no topo do ranking principal da aviação no Brasil. Nas operações domésticas, mesmo com queda de 4,38 pontos percentuais quando comparado com maio de 2008, a empresa segue na ponta da tabela, ocupando 44,9% do mercado, seguida da Gol/Varig com 42,02%, que também teve queda tendo em vista que no mesmo mês no ano passado o market-share da empresa no doméstico era de 45,24%. Vale registrar também os bons resultados obtidos pela OceanAir, que passou de 1,92%, em maio de 2008, para 2,88% no mês passado, e pela Trip, que subiu de 0,88% para 1,32%.
Nas rotas internacionais, destaque para o salto da Tam e a queda da Gol/Varig. Enquanto a primeira ocupa agora 86,84% do mercado, a outra tem significativa diminuição e fica com 13,09% das rotas, diante dos 25,43% registrados em maio do ano passado.
A Tam permanece no topo do ranking principal da aviação no Brasil. Nas operações domésticas, mesmo com queda de 4,38 pontos percentuais quando comparado com maio de 2008, a empresa segue na ponta da tabela, ocupando 44,9% do mercado, seguida da Gol/Varig com 42,02%, que também teve queda tendo em vista que no mesmo mês no ano passado o market-share da empresa no doméstico era de 45,24%. Vale registrar também os bons resultados obtidos pela OceanAir, que passou de 1,92%, em maio de 2008, para 2,88% no mês passado, e pela Trip, que subiu de 0,88% para 1,32%.
Nas rotas internacionais, destaque para o salto da Tam e a queda da Gol/Varig. Enquanto a primeira ocupa agora 86,84% do mercado, a outra tem significativa diminuição e fica com 13,09% das rotas, diante dos 25,43% registrados em maio do ano passado.