Next: saiba oferecer o "produto certo para o cliente certo"
CUIABÁ – Conhecer o cliente é fundamental para o trabalho dos agentes de viagens. É o que destacou a diretora da Ideas 4 Brand, Maria Camilla Alcorta, em palestra no Next Cuiabá
CUIABÁ – Conhecer o cliente é fundamental para o trabalho dos agentes de viagens. É o que destacou a diretora da Ideas 4 Brand, Maria Camilla Alcorta, em palestra no Next Cuiabá. Nesse sentido, o CRM – customer relationship management – foi apontado como uma ferramenta fundamental para estabelecer relacionamento entre agências e clientes. Para ela, o CRM não serve apenas para “anotar nome e endereço” do passageiro, mas sim como uma espécie de “prontuário”, da mesma forma como acontece na relação médico-paciente.
“O CRM serve como um histórico do cliente, que pode mostrar detalhes como destinos para os quais o viajante já foi, quais são seus assuntos de interesse, características pessoais, entre outros”, explicou Maria Camilla. Tais aspectos influenciam no comportamento de viagens do consumidor e podem, portanto, ser explorados pelos agentes.
Para a diretora da Ideas 4 Brand, “o papel do agente é ajudar a realizar o sonho do cliente”. Além disso, Maria Camilla definiu como um “momento mágico” o contato que os profissionais de agências de viagens podem estabelecer com o cliente, “algo que as OTAs não têm”.
Além disso, Maria Camilla, cuja empresa é representante do Cirque du Soleil e do receptivo Pegasus no Brasil, destacou que a maior parte dos gastos dos brasileiros em viagens está relacionada a compras e atrações. “As companhias aéreas não têm comissões tão interessantes, então o foco está nas atrações e outros serviços como transfers, por exemplo, que agregam valor à venda”, pontou ela.
Sendo assim, a diretora avalia que “ainda há muito campo” para os agentes de viagens trabalharem. “Apostem em especialização, saibam quem é o seu cliente, ofereçam o produto certo para o cliente certo. Ainda há muito lugar no mercado”, concluiu.
O Next Cuiabá é realizado pela PANROTAS Editora e conta com patrocínio da Avianca, Confiança Consolidadora, Mônaco e Transamérica Executive Cuiabá, além de apoio da CEP Transportes.
“O CRM serve como um histórico do cliente, que pode mostrar detalhes como destinos para os quais o viajante já foi, quais são seus assuntos de interesse, características pessoais, entre outros”, explicou Maria Camilla. Tais aspectos influenciam no comportamento de viagens do consumidor e podem, portanto, ser explorados pelos agentes.
Para a diretora da Ideas 4 Brand, “o papel do agente é ajudar a realizar o sonho do cliente”. Além disso, Maria Camilla definiu como um “momento mágico” o contato que os profissionais de agências de viagens podem estabelecer com o cliente, “algo que as OTAs não têm”.
Além disso, Maria Camilla, cuja empresa é representante do Cirque du Soleil e do receptivo Pegasus no Brasil, destacou que a maior parte dos gastos dos brasileiros em viagens está relacionada a compras e atrações. “As companhias aéreas não têm comissões tão interessantes, então o foco está nas atrações e outros serviços como transfers, por exemplo, que agregam valor à venda”, pontou ela.
Sendo assim, a diretora avalia que “ainda há muito campo” para os agentes de viagens trabalharem. “Apostem em especialização, saibam quem é o seu cliente, ofereçam o produto certo para o cliente certo. Ainda há muito lugar no mercado”, concluiu.
O Next Cuiabá é realizado pela PANROTAS Editora e conta com patrocínio da Avianca, Confiança Consolidadora, Mônaco e Transamérica Executive Cuiabá, além de apoio da CEP Transportes.