Dicas: como agentes podem usar redes sociais e faturar
A fim de trazer soluções a a gentesde viagens, o Travel Market Reportreuniu especialistas no assunto que dão dicas preciosas para fazer seu negócio render.Os tópicos são longos, mas vale a pena ler até o fim.
Se dizem que o mundo é pequeno, nas redes sociais ele é ainda menor. Esse é o consenso entre agentes de viagens experientes que encontraram na internet uma forma de não apenas compartilhar selfies e fotos de pôr do sol, mas de transformar esse emaranhado de informações e detalhes em rentabilidade.
Pense em destinos consolidados. Eles dificilmente deixarão de estar em “alta”. Vale a pena ficar insistindo neles? Um estudo recente da Hipmunk mostra que lugares exóticos têm ganhado popularidade entre os viajantes, como Papeete (Polinésia Francesa), que subiu 84% em buscas ao longo do verão.
Dois destinos que também tiveram desempenho satisfatório entre usuários foram Denpasar, na Indonésia, (+60%) e Cochim, na Índia (+61%). Ainda segundo o documento, o sudoeste asiático apresentou incremento de 11% em pesquisas, enquanto o oeste europeu presenciou alta de 2%.
A fim de trazer soluções a agentes de viagens, o Travel Market Report reuniu especialistas no assunto que dão dicas preciosas para fazer seu negócio render.Os tópicos são longos, mas vale a pena ler até o fim.
PRESTE ATENÇÃO
A proprietária da agência norte-americana Farewell Travels, Susan Farewell, mantém os olhos bem abertos para novos lugares que surgem em conversas on-line. “Nós estamos atentos ao que acontece nas redes sociais. Sabemos que nossos clientes podem receber sua inspiração de lugares ao redor do mundo”, aponta. "Para nós, é tão importante saber onde um casal de japoneses vai passar a lua-de-mel quanto para um casal de norte-americanos. O mundo está diminuindo e nosso trabalho é estar em sintonia com tendências e mudanças”.
SIGA E SEJA SEGUIDO
A diretora administrativa da Century Travel Explore, Melissa Rosenbloum, gosta do Twitter para se manter atualizada. “As mídias sociais tornaram o mundo menor, e o Twitter é nossa primeira escolha para as novidades da indústria de viagens e destinos emergentes. Eu sigo mais de 1,6 mil contas, próximo do mesmo número que me segue.”
O dono da Mosaico Travel, John Montgomery, tem mais de 18 mil do que ele chama de “verdadeiros seguidores” no Instagram, do qual ele adquiriu organicamente ao longo dos últimos dois anos.
SEJA CRIATIVO... E MISTERIOSO
Montgomery tem acesso a destinos menos conhecidos ao permitir que um hotel ou resort assuma a conta do Instagram por uma semana para fornecer aos seguidores uma visão de um local para a propriedade.
“Nós pedimos que cuidem da conta,mas nós decidimos quantos posts serão feitos durante esse tempo. Nós temos uma [publicação] da Vik Retreats, que tem hotéis de luxo no Chile e Uruguai. Eles preparam os posts e temos controle editorial sobre isso. Pode ser um vídeo curto ou até menos uma receita. Nos dá um tremendo acesso à informação local que nossos que nossos seguidores realmente gostam.”
É possível ser misterioso também.Mas como? A vice-presidente de Vendas e Marketing da Travel Planners International, Jenn Lee, explica: quando eu viajo eu apenas posto fotos sem dizer de onde eu sou. As pessoas são curiosas e começam a conversar. Eu dei muitos clientes para os meus agentes por causa dos meus próprios posts, especialmente porque nós somos sobre encontrar especialistas para viajantes.”
FALE DE QUALQUER LUGAR
Como resultado se sua atividade nas redes, Montgomery diz que ele apanhou seus clientes de lugares tão distantes como Hong Kong e Bélgica. “Nós passamos uma boa parte do tempo fazendo o que chamamos de ‘expandindo o amor na internet’. Eles ficam atentos em diferentes hashtags relacionadas ao que fazemos”, disse.
“Gastamos uma hora por dia comentando em posts que achamos ser original ou relevante ao que fazemos. Eu posso comentar: ‘ótima foto; amo esses gêiseres. Que bom que curtiu sua viagem’. Nunca faço negócios, mas expresso minha apreciação pelo que eles estão fazendo.”
A proprietária da Foerster Travel, Lindsay Foerster, afirma: “isso acontece muito com destinos de casamento. Nós vamos ter pessoas na Islândia ou Itália que querem se casar no Caribe ou México e têm visto nossos posts sobre destinos de casamento no Instagram ou Facebook”.
TORNE PESSOAL
Mais uma vez, Montgomery diz que ele e sai mulher levam suas crianças para um país diferente por pelo menos um mês a cada ano “para dar a eles algum contexto sobre o mundo”. Eles postam muitas fotos e, como disse ele, recebem comentários como: “você levou seus filhos para El Salvador? Ou Colômbia? Isso é seguro?. Eu digo a eles que sim, mas comemos muito sorvete. E acontece que a Colômbia tem um ótimo sorvete. Muitas pessoas não têm ideia sobre Equador como destino, mas se eu posto uma foto da minha filha com uma tartaruga gigante em Galápagos, eles dizem: onde diabos é isso?”.
FAÇA A COISA CERTA
Lee diz que agentes de viagens devem ser ativos nas mídias sociais ao menos três ou quatro vezes ao dia, mesmo se for apenas para ver seus próprios posts – ou como dizem no jargão da internet, “dar um scroll”. “Eles têm de ver que alguém reagiu à sua publicação. Isso mostra que você é uma pessoa que dá respostas rápidas e as pessoas começam a entender o que você faz.”
Rosenbloum “dá um scroll” nas suas redes várias vezes ao dia, checando o que acontece. “Eu participo regularmente de chats no Twitter moderados por líderes da indústria. Posso fazer tudo isso enquanto trabalho em outras coisas, tendo o feed da minha conta em uma guia da minha tela”, comentou.
Pense em destinos consolidados. Eles dificilmente deixarão de estar em “alta”. Vale a pena ficar insistindo neles? Um estudo recente da Hipmunk mostra que lugares exóticos têm ganhado popularidade entre os viajantes, como Papeete (Polinésia Francesa), que subiu 84% em buscas ao longo do verão.
Dois destinos que também tiveram desempenho satisfatório entre usuários foram Denpasar, na Indonésia, (+60%) e Cochim, na Índia (+61%). Ainda segundo o documento, o sudoeste asiático apresentou incremento de 11% em pesquisas, enquanto o oeste europeu presenciou alta de 2%.
A fim de trazer soluções a agentes de viagens, o Travel Market Report reuniu especialistas no assunto que dão dicas preciosas para fazer seu negócio render.Os tópicos são longos, mas vale a pena ler até o fim.
PRESTE ATENÇÃO
A proprietária da agência norte-americana Farewell Travels, Susan Farewell, mantém os olhos bem abertos para novos lugares que surgem em conversas on-line. “Nós estamos atentos ao que acontece nas redes sociais. Sabemos que nossos clientes podem receber sua inspiração de lugares ao redor do mundo”, aponta. "Para nós, é tão importante saber onde um casal de japoneses vai passar a lua-de-mel quanto para um casal de norte-americanos. O mundo está diminuindo e nosso trabalho é estar em sintonia com tendências e mudanças”.
SIGA E SEJA SEGUIDO
A diretora administrativa da Century Travel Explore, Melissa Rosenbloum, gosta do Twitter para se manter atualizada. “As mídias sociais tornaram o mundo menor, e o Twitter é nossa primeira escolha para as novidades da indústria de viagens e destinos emergentes. Eu sigo mais de 1,6 mil contas, próximo do mesmo número que me segue.”
O dono da Mosaico Travel, John Montgomery, tem mais de 18 mil do que ele chama de “verdadeiros seguidores” no Instagram, do qual ele adquiriu organicamente ao longo dos últimos dois anos.
SEJA CRIATIVO... E MISTERIOSO
Montgomery tem acesso a destinos menos conhecidos ao permitir que um hotel ou resort assuma a conta do Instagram por uma semana para fornecer aos seguidores uma visão de um local para a propriedade.
“Nós pedimos que cuidem da conta,mas nós decidimos quantos posts serão feitos durante esse tempo. Nós temos uma [publicação] da Vik Retreats, que tem hotéis de luxo no Chile e Uruguai. Eles preparam os posts e temos controle editorial sobre isso. Pode ser um vídeo curto ou até menos uma receita. Nos dá um tremendo acesso à informação local que nossos que nossos seguidores realmente gostam.”
É possível ser misterioso também.Mas como? A vice-presidente de Vendas e Marketing da Travel Planners International, Jenn Lee, explica: quando eu viajo eu apenas posto fotos sem dizer de onde eu sou. As pessoas são curiosas e começam a conversar. Eu dei muitos clientes para os meus agentes por causa dos meus próprios posts, especialmente porque nós somos sobre encontrar especialistas para viajantes.”
FALE DE QUALQUER LUGAR
Como resultado se sua atividade nas redes, Montgomery diz que ele apanhou seus clientes de lugares tão distantes como Hong Kong e Bélgica. “Nós passamos uma boa parte do tempo fazendo o que chamamos de ‘expandindo o amor na internet’. Eles ficam atentos em diferentes hashtags relacionadas ao que fazemos”, disse.
“Gastamos uma hora por dia comentando em posts que achamos ser original ou relevante ao que fazemos. Eu posso comentar: ‘ótima foto; amo esses gêiseres. Que bom que curtiu sua viagem’. Nunca faço negócios, mas expresso minha apreciação pelo que eles estão fazendo.”
A proprietária da Foerster Travel, Lindsay Foerster, afirma: “isso acontece muito com destinos de casamento. Nós vamos ter pessoas na Islândia ou Itália que querem se casar no Caribe ou México e têm visto nossos posts sobre destinos de casamento no Instagram ou Facebook”.
TORNE PESSOAL
Mais uma vez, Montgomery diz que ele e sai mulher levam suas crianças para um país diferente por pelo menos um mês a cada ano “para dar a eles algum contexto sobre o mundo”. Eles postam muitas fotos e, como disse ele, recebem comentários como: “você levou seus filhos para El Salvador? Ou Colômbia? Isso é seguro?. Eu digo a eles que sim, mas comemos muito sorvete. E acontece que a Colômbia tem um ótimo sorvete. Muitas pessoas não têm ideia sobre Equador como destino, mas se eu posto uma foto da minha filha com uma tartaruga gigante em Galápagos, eles dizem: onde diabos é isso?”.
FAÇA A COISA CERTA
Lee diz que agentes de viagens devem ser ativos nas mídias sociais ao menos três ou quatro vezes ao dia, mesmo se for apenas para ver seus próprios posts – ou como dizem no jargão da internet, “dar um scroll”. “Eles têm de ver que alguém reagiu à sua publicação. Isso mostra que você é uma pessoa que dá respostas rápidas e as pessoas começam a entender o que você faz.”
Rosenbloum “dá um scroll” nas suas redes várias vezes ao dia, checando o que acontece. “Eu participo regularmente de chats no Twitter moderados por líderes da indústria. Posso fazer tudo isso enquanto trabalho em outras coisas, tendo o feed da minha conta em uma guia da minha tela”, comentou.