Agentes aprovam MLP (Peru) e preveem sucesso
Após cinco dias resumidos em altitudes elevadas, caminhadas nas montanhas, imersão cultural e noites em lodges, oito agentes de viagens concluíram a Lares Adventure. O produto de aventura criado pelo Mountain Lodges of Peru (MLP) colocou os profissionais em contato direto com a
Após cinco dias resumidos a altitude elevada, caminhadas nas montanhas, imersão cultural e noites em lodges, oito agentes de viagens concluíram a Lares Adventure. O produto de aventura criado pelo Mountain Lodges of Peru (MLP) colocou os profissionais em contato direto com a civilização inca e, em troca, recebeu dezenas de elogios.
Com uma perspectiva social, o circuito explorou diversos vilarejos do Valle Sagrado e teve Macchu Picchu, Patrimônio Histórico e Cultural da Humanidade, como grand finale. Confira agora o saldo da experiência a partir do depoimento dos convidados pela empresa.
FLEXIBILIDADE
A mescla entre trekking e cultura é a grande fórmula da Lares Adventure. De acordo com Fernanda Chehin, da Auroraeco, esta característica torna o produto ideal para pessoas que gostam de aventura, independentemente do condicionamento físico. “Sempre vendemos muito Salkantay, mas com a chegada dá Lares [lançada há dois anos] as posições se inverteram”, revelou.
A possibilidade de escolha atende o perfil de casais e famílias. O fato, porém, não significa isolamento de alguma das partes. Carlos Alberto Coltro, da Xtravel, recordou o fim do dia para comprovar isso. “Por mais que cada um faça uma atividade diferente, no término, todos vão se encontrar nos lodges do MLP ou nos hotéis parceiros para trocar e compartilhar as experiências adquiridas”, exemplificou. Lamay e Huacahuasi Lodge são as duas propriedades do MLP neste circuito.
EXCLUSIVIDADE
Voltado para o mercado de luxo, o MLP, consequentemente, trabalha com a ideia de exclusividade. Uma ideia que se manifesta em detalhes que fazem toda a diferença quando o assunto é aventura a mais de 3,5 mil metros em relação ao nível do mar.
“Todos as atividades da Lares Adventure acontecem em horários de contra fluxo, ou seja, quando os turistas estão indo embora, nós estamos chegando, e vice-versa”, comentou Guilherme Costa, da Team Travel. “O MLP faz um trabalho de garimpo de trilhas e horários pouco explorados de forma brilhante. Chegar a Macchu Picchu e ver tudo lotado, me fez valorizar ainda mais o trabalho da empresa”, acrescentou.
Macchu Picchu foi a atração do última dia do roteiro. Os agentes chegaram na fila de espera para o ônibus que faz o traslado entre o povoado de Águas Calientes e o destino às 4h30 e só passaram pelas portas da cidade perdida quase 7h. A primeira pessoa da fila do ônibus, aliás, chegou às 2h30 para ser o primeiro a embarcar. Vale destacar que, além da trilha inca, este é o único caminho para chegar até a cidade.
Pernoitar em quartos rodeados por montanhas também agrega qualidade à trilha do MLP. Para Renata Levorin, da Ana Terra Turismo, aliar um destino aventureiro com descanso em hotéis de luxo ainda é raridade no mercado.
ECONOMIA
Segundo Marcia Lucas, da Inspiration Travel, a localização do Peru favoreceu a preferência do destino e suas peculiaridades nos últimos dois anos. “Estar na América do Sul é um ótimo argumento de venda em tempos de câmbio desequilibrado”, disse.
A máxima “luxo não entra em crise” faz parte da concepção de agentes como Alessandra Pacito, da Escape Tur. Para ela, o viajante deste segmento não passou por uma crise financeira, mas por uma crise de confiança. “Se o dólar está estabilizado, o cliente compra. O problema está quando o contrário acontece”, opinou. Guilherme concordou com Alessandra e completou. “Depois que o processo de impeachment afastou Dilma Rousseff da presidência, o volume de vendas subiu muito”.
Por outro lado, Fernanda não sentiu a mudança comportamental de forma tão acentuada. Segundo ela, apesar das especulações, a Auroraeco ultrapassou as metas de vendas todos os meses. O custo benefício também foi ressaltado dentre as oportunidade de venda da Lares. Afinal, apesar de ser dedicado ao público ligado ao glamour, o valor da ilha não é inatingível. “A Lares não tem preço de luxo, ou melhor, ela só é luxuosa para o mochileiro”, avaliou Guilherme.
Anelise Santos, da Travel Workers, também contribuiu neste quesito. “Se colocarmos na ponta do lápis, o custo benefício da Lares é 100%. A qualidade é perfeita, você pode optar entre atividades e possui guias muito qualificados”, esclareceu. “São dois retornos incríveis: o pessoal e o financeiro”, pontuou.
TENDÊNCIAS
Os profissionais de turismo posicionaram a Lares Adventure como tendência para pessoas interessadas em dois nichos: social e lifestyle. Roberta Franco, da PHD Travel, falou sobre a relação do MLP com a comunidade local para explicar o seu posicionamento.
“A trilha une trekking e cultura em prol da população nativa”, afirmou. “Assim como queremos saber a procedência de uma carne, hoje queremos saber a procedência de uma viagem. O turismo do MLP seguiu este caminho com sucesso”, completou.
No quesito lifestyle, Alessandra cita os clientes de São Paulo e Rio de Janeiro. “As pessoas que moram em grandes metrópoles precisam dar um ‘reset’ de vez em quando e a Lares proporciona esta pausa”, argumentou “São cinco dias intensos e capazes de zerar a vida. Você não perde todo o contato com a civilização, mas sai do circuito totalmente renovado”. Todos os lodges e hotéis ao longo da trilha possuem wifi gratuito.
Anelise identificou ainda uma mudança de interesses dos consumidores de luxo. De acordo com ela, vender lazer sem aventura não é mais comum na agência em que trabalha. “As pessoas estão se preocupando cada vez mais com a saúde e, consequentemente, alterando hábitos. O que era questão de viagem, hoje é questão de saúde”.
ATENTADOS
Os recentes atentados na Europa também influenciaram ascensão do Peru na lista de destinos preferidos dos aventureiros. Segundo Alessandra, duas famílias desistiram recentemente de viajar ao Velho Continente por este motivo e escolheram o Peru como substituto.
O Portal PANROTAS viaja a convite do Mountain Lodges of Peru e da Sul Hotels, com proteção GTA.