Renê Castro   |   25/04/2016 10:30

Sem espaço com entidades, 66 agências criam aliança

Ao que tudo indica, o associativismo na indústria de Viagens e Turismo terá de saber lidar com mais uma nova forma de expressão das empresas de base.


Divulgação AABV
Parte do grupo que forma a AAVB

Ao que tudo indica, o associativismo na indústria de Viagens e Turismo terá de saber lidar com mais uma nova forma de expressão das empresas de base. Após o encontro histórico entre agentes de viagens da Baixada Santista e a Aviesp, ocorrido no ano passado, e que gerou grande repercussão no mercado, em especial por conta do pedido de recuperação judicial da Nascimento Turismo (e o enorme prejuízo de mais de R$ 17,5 milhões causado a empresas e profissionais de todo o País), 66 agências de viagens dos quatro cantos do Brasil resolveram caminhar por conta própria e criar uma aliança. Intitulada Aliança das Agências de Viagens do Brasil (AAVB), a união tem voz coletiva e se estabelece em uma organização horizontal, ou seja, sem composição de diretoria ou lideranças.

Em entrevista ao Portal PANROTAS, o grupo afirma que tem como objetivo conquistar a excelência na prestação de serviço aos consumidores por meio de uma atuação integrada. Para isso, iniciou um processo de avaliação e troca de informações sobre fornecedores de todo o mundo. Tudo para evitar que quebras de empresas possam levar a um efeito cascata que prejudique agências de viagens menores.

Em um passado não muito distante, este tipo de análise de terceiros foi rechaçada pelas associações, com a argumentação de que não é possível interferir comercialmente nas decisões dos associados. A medida, considerada correta por juristas e especialistas do mercado, motivou então a criação de grupos informais para a troca de informações. O resultado, em um primeiro momento, foi o surgimento da indústria dos boatos, abastecida com informações desencontradas, geradas a partir de ações e conversas de corredores interpretadas de maneira errônea, muitas vezes. O modelo, porém, parece que se desenvolveu na aliança.

"A verdade é que verificamos que as associações evoluíram tanto que, dentro de suas representatividades, têm interesses maiores e mais abrangentes do que o nosso dia a dia como agentes de viagens", argumenta a AAVB.

TARIFAS DIFERENCIADAS
Quando perguntada sobre o modelo de atuação no dia a dia, a aliança afirma que pretende estabelecer uma forma de trabalho que possibilite à indústria identificar potencialidades e preferências em mercados locais, integrando vendas e implementando sistemas inteligentes de atendimento. Em resumo, há um interesse claro em desenvolver um relacionamento diferenciado com fornecedores, baseado em planos de negócios.

˜Condições especiais por preferência na venda tem sido o modelo que orienta a nossa atividade desde o início, e nos parece, até pelo observamos hoje em dia na mídia, que deve ser acionado cada vez mais para melhorar e gerar mais negócios", indicou o grupo, que completa: "estamos nos organizando internamente para buscar dados de vendas para criar um demonstrativo eficiente das nossas potencialidades para, em seguida, buscar parceiros na indústria que vão colaborar na implementação deste objetivo". Há planos também para a criação de um blog e, no futuro, talvez um site que sirva como ferramenta comum aos aliados.

Hoje, o contato está concentrado por meio de um grupo no Whatsapp. Os fornecedores e as agências que estão interessados em participar devem acionar a AAVB por meio do celular (13) 99733-0138.

Confira abaixo as agências de viagens participantes da Aliança das Agências de Viagens do Brasil.

Agreste Turismo - Santa Cruz do Capibaribe (PE)
Ananda Turismo - Salvador (BA)
Aqui Viagens - Cabo Frio (RJ)
Bellacitta Viagens - Franca (SP)
Biatour - Santana de Parnaiba (SP)
Cacoaltur - Cacoal (RO)
CI Caxias do Sul - Caxias do Sul (RS)
Cintia Turismo- Jundiai (SP)
Personal Travel - Campo Grande (MS)
Cosmopolita Turismo - Florianópolis
Costa Mediterrânea Viagens e Turismo - Santos (SP)
Daniele Rodrigues Consultoria em Viagens - Brasília (DF)
Diamante Turismo - Curitiba
Elyontur - Pinhais (PR)
Entretur - Entre Rios (PR)
For You Tur Agencia Viagem e Turismo - Piracicaba (SP)
Free Line Viagens e Turismo - São Paulo
Giramundo Tur - Santos (SP)
GR Turismo - Recife
Grão Brasil Turismo - Santos (SP)
Greentrip Viagens e Turismo - Caxias do Sul (RS)
HM Tur - Santos (SP)
Impaktur - São Paulo
Infinity Turismo - Goiânia
Intercâmbio & Cia - São Paulo
Invion Viagens - São Paulo
Jaçanã Turismo - Três Lagoas (MS)
Konexion Business and Fun - Rio de Janeiro
Konyn Viagens e Turismo - São Paulo
Krypton Travel- São Paulo
Latitude Viagens - São Paulo
Lilitur Agência de Viagens e Turismo - Santos (SP)
Lite Tours Turismo - Belo Horizonte
LM Tour - Cuiabá (MT)
LR Tour - Campinas (SP)
Martur Consultoria em Viagens e Turismo - Blumenau (SC)
Maxtur Turismo - Palmas (TO)
Menezes Turismo - Curitiba (PR)
MJC Viagens e Turismo - Quirinópolis (RJ)
Monteiro Turismo - Praia Grande (SP)
Multinacional Turismo- São Paulo
Petit Voyage - Rio de Janeiro
Poker Viagens - São Paulo
Prime Turismo - Santos (SP)
RB Tour - Barueri - SP
S2 Trip - Rio de Janeiro
Sinal Verde Viagens e Turismo - Conselheiro Lafaiete (MG)
Soneto Turismo - Petrópolis (RJ)
Spa Center Viagens e Turismo - Petrópolis (RJ)
Stanfer Turismo - Santos (SP)
Stelltour Viagens e Turismo - São Paulo
TB Viagens - São Paulo
Top Viagens - Cubatão (SP)
Trinus - Apucarana (PR)
Trip Tour Agência de Viagens- Quirinópolis (GO)
Valentin Turismo - Apucarana (PR)
Ver Gerais Viagens - Conselheiro Lafaiete (MG)
Viajando Turismo - Avaré (SP)
Viaje Bem Mais - Goiânia (GO)
Vitão Tour - São Paulo
Vitur Viagens e Turismo Receptivo - Águas de São Pedro (SP)
Vooando Corporate - Brasília (DF)
You Travel Turismo - Campinas (SP)
Zap Turismo - Venâncio Aires (RS)
Zarpe Viagens e Turismo - Curitiba

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados